A rádio online, criada em Novembro de 2021, anunciou uma iniciativa para «premiar a cultura» e «destacar o talento alternativo», os FuturAwards.
A Futura anunciou a primeira edição de uns prémios que têm como objectivo «celebrar a excelência na música e nas artes em Portugal» que quer ficar «longe da rigidez dos números, gostos e visualizações».
Esta rádio online, liderada por Pedro Ramos (ex-director da Radar), faz, assim, uma espécie de crítica às redes sociais e às tendências da moda, preferindo associar-se aos estilos que sempre caracterizaram a Futura: o indie e o alternativo.
Os FuturAwards acontecem a 31 de Março na Culturgest e querem, assim, dar «palco ao talento que muitas vezes permanece invisível, destacando as margens e promovendo um diálogo entre diferentes expressões artísticas».
As categorias principais destes prémios são seis – música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas e gastronomia (além do prémio ‘Ícone Futura’) – com os vencedores a serem escolhidos por um «júri de referência composto por figuras credíveis e experientes do meio cultural e musical».
Para já, não há mais informações sobre nomeados ou a estrutura desta gala. Contudo, a Futura promete a revelação, para breve, destas informações, no seu Instagram e no site.