IndieLisboa 2024 anuncia os filmes para as secções IndieMusic, Boca do Inferno e Smart7

Além das salas de cinema habituais, o IndieLisboa vai ainda passar em «jardins, piscinas, locais nocturnos e universidades».

©Barunson Studio | Cobweb
©Barunson Studio

O festival de cinema independente chega à sua 21.ª edição com um “adiamento” para final de Maio. Os bilhetes começam a ser vendidos a 9 de Abril.

Em 2024, o IndieLisboa regressa à capital para mais uma edição com dezenas de filmes que não costumam passar no circuito comercial. Este ano, como já se sabia, o festival acontece mais tarde, em relação aos anos anteriores: 23 de Maio a 2 de Junho (em 2023, tinha sido entre 27 de Abril e 7 de Maio).

Para já, a organização anunciou os filmes das secções IndieMusic (que entram na competição do festival), Boca do Inferno e Smart 7, além de uma sessão de “aquecimento” para o IndieJúnior, a 5 de Maio, na Musa de Marvila.

No IndieMusic, a ideia é ter uma «programação eclética que navega entre bandas mais reconhecidas pelo grande público e outras novidades cheias de contextos temporais, políticos e sociais». Os destaques são os filmes Esta Ambición Desmedida (sobre C. Tangana), Lil Nas X: Long Live Montero (um «hiphop hardcore em rosa punk e queer») e As Fado Bicha (sobre o duo com o mesmo nome).

©IndieLisboa 2024
©IndieLisboa | André Letria foi o artista escolhido para criar a imagem da edição de 2024 – é um «corvo desconstruído».

Para a Boca do Inferno, uma secção focada em «cinema de cultox para um público «habituado a uma cinefilia dark, absurda, e sarcástica», A organização seleccionou sete longas e cinco curtas. O principal será Cobweb (imagem de destaque), do realizador sul coreano Jee-Woon Kim, protagonizado por Song Kang-Ho (Parasitas).

Finalmente, a Smart 7 (também em competição, com um prémio de cinco mil euros), é a habitual oportunidade para ver filmes de realizadores europeus emergentes. Este ano, são sete, de países como Grécia, Lituânia ou Islândia.

Como é habitual, o IndieLisboa tem passagem assegurada pelo Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal e Cinema Fernando Lopes. Além desta salas, estão ainda prometidas sessões em «jardins, piscinas, locais nocturnos e universidades». Os bilhetes, para o público em geral, começam a ser vendidos a 9 de Abril – o programa completo do IndieLisboa 2024 está aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].