Já é possível criar gratuitamente as imagens virais do Studio Ghibli com o ChatGPT

Até agora, apenas quem tinha uma conta Plus (23 euros/mês) podia gerar imagens com recurso ao Sora.

©TRENDY Report | ChatGPT
©TRENDY Report

As redes sociais têm sido inundadas com imagens recriadas com o estilo de animação usado por este estúdio japonês. Por dia, é possível gerar três sem pagar.

Na semana passada, a OpenAI anunciou que a plataforma de inteligência artificial iria passar um novo recurso para gerar imagens, o Sora. Esta, começou por ser dedicada à criação de vídeo a partir de texto, mas passou também a ser usada para este fim.

Esta mudança foi chegando de forma gradual aos utilizadores gratuitos do ChatGPT e já está disponível em Portugal. Até agora, apenas quem tinha uma conta Plus (23 euros/mês) podia gerar imagens com recurso ao Sora.

Desde que isto se tornou possível, houve um tipo de imagens que se tornou viral nas redes sociais: as geradas ao estilo da animação do Studio Ghibli, cujo principal nome é Hayao Miyazaki, responsável por filmes como ‘A Viagem de Chihiro’, ‘O Castelo Andante’, ‘A Princesa Mononoke’ ou, o mais recente ‘O Rapaz e a Garça‘.

Assim, para gerar uma imagem com esta aparência a partir de uma fotografia já existente, basta fazer login no ChatGPT (é gratuito e pode ser feito com uma conta Google) e, no campo onde escrevemos as instruções de texto, primeiro é preciso clicar no ‘+’ para carregar uma foto.

©TRENDY Report | ChatGPT Gh
©TRENDY Report

Depois, no ícone dos três pontinhos, escolhemos ‘Criar imagem (Atualizado)’ e escrevemos a instrução ‘ao estilo do Studio Ghibli’, seguido de um clique no botão preto com a seta branca (ou dar um ‘Enter’, no teclado). Passados alguns segundos, o ChatGPT apresenta a imagem gerada com este aspecto.

Por ser a versão gratuita do ChatGPT, apenas podemos gerar três imagens por dia com uma só conta. Assim que o fizermos, aparecerá um aviso no ecrã que dá conta desta limitação: podemos esperar ou assinar o ‘Plus’, para que esta restrição desapareça.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail rdurand@trendy.fidemo.pt.