Último filme de Hayao Miyazaki dispensa o trailer e nem vai ser promovido: «O Studio Ghibli não precisa disso»

O único material disponível para How Do You Live? é o poster, um grande plano de uma ave com o título em japonês.

©Academy of Motion Picture Arts and Sciences
©Academy of Motion Picture Arts and Sciences

Kimitachi Wa Dô Ikiru Ka, que será a produção final de Hayao Miyazaki no Studio Ghibli, vai ter uma estreia no cinema sem que se saiba quase nada sobre a história ou aspecto final.

Aquele que será o último filme do realizador japonês não vai ter trailer e não vai ser promovido com recurso a publicidade ou quaisquer outros materiais de marketing.

Sobre How Do You Live? (Kimitachi Wa Dô Ikiru Ka) sabe-se apenas que é inspirado num romance de 1937 do escritor Genzaburo Yoshino: conta a história de superação e desenvolvimento de um rapaz, depois da morte do pai.

A decisão foi justificada por Toshio Suzuki, co-fundador do Studio Ghibli, em entrevista à revista Bungei Shunju: «Sempre quisemos que as pessoas fossem ver os nossos filmes e fizemos várias e diferentes acções para despertar a curiosidade; mas desta vez chegámos a uma conclusão: ‘Não precisamos disso’».

Toshio Suzuki disse que o Studio Ghibli tem feito «sempre as mesmas actividades» para promover os seus filmes e que isso acaba por «cansar os responsáveis» – assim, para o filme final de Miyazaki, os estúdios quiseram fazer uma «coisa diferente».

©Studio Ghilbi
©Studio Ghilbi |Toshio Suzuki também foi o autor do poster do filme, o único material de promoção de How Do You Live?.

O único material disponível para How Do You Live? é o poster, um grande plano de uma ave com o título em japonês. Além disto e da curta sinopse do filme, não são conhecidos mais detalhes, como actores, personagens ou aspecto da animação.

How Do You Live? estreia no Japão a 14 de Julho e ainda não há confirmação de que chegue a Portugal; o mais provável é que isto apenas aconteça muito mais tarde, no âmbito de um festival de cinema de animação, como a Monstra.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].