Monstra 2023: o festival de cinema de animação de Lisboa vai ter como tema o Japão

Esta anúncio da 22.ª Monstra vem ainda acompanhado da abertura das inscrições para o Prémio SPA / Vasco Granja e da confirmação da Monstrinha.

©Studio Ghilbi
©Studio Ghilbi | Nas Asas do Vento

Está confirmada a 22.ª edição da Monstra. O cinema de animação está de volta a Lisboa para doze dias de filmes e curtas – em 2023, o Japão é o país homenageado.

O São Jorge, a Cinemateca Portuguesa e a Sociedade Nacional de Belas Artes vão voltar a receber a Monstra. Em 2023, e como este festival de cinema se vai focar no Japão, o Museu do Oriente também entra no mapa de salas, onde passam os filmes.

«Expoente máximo do cinema de animação e uma referência em todo o mundo, a produção japonesa tem uma importância histórica continua a reflectir-se na actualidade», justifica a organização da Monstra. Aqui, o Studio Ghibli e o realizador Hayao Miyazaki são dois dos expoentes máximos.

Os responsáveis prometem a presença de um «extraordinário naipe de realizadores e artistas», assim como «estreias, clássicos, retrospectivas», tal como tem acontecido nas edições anteriores deste festival. Em 2023, está ainda garantida uma «representação nacional nunca antes vista», como forma de comemorar o «centenário do cinema animado em Portugal».

Esta anúncio da 22.ª Monstra vem ainda acompanhado da abertura das inscrições para o Prémio SPA / Vasco Granja e da confirmação da Monstrinha, um spinoff do festival dedicado às crianças, que acontece em várias escolas nacionais.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].