Primeira exposição de 2025 na Underdogs é com obras «cruas e poéticas» da artista plástica Tamara Alves

Esta exposição não é a única "marca" de Tamara Alves na Underdogs, em 2025: a artista também pintou o mural 'The Wolf Awaits'.

©Tamara Alves

Depois de ter exposto na Underdogs em 2020, Tamara Alves volta a esta galeria de Marvila para inaugurar a temporada deste ano.

‘And Your Flesh Becomes a Poem’ (uma frase de Walt Whitman) é a exposição de Tamara Alves que dá início ao programa cultural da galeria Underdogs, em Marvila (Lisboa). A inauguração está marcada para 24 de Janeiro, às 18 horas, e tem entrada livre.

Na Underdogs vão estar «27 obras que combinam desenho, aguarela, resina e madeira», subordinadas aos temas da «vitalidade instintiva, do amor e das forças selvagens que moldam a experiência humana». Conhecida pela «exploração crua e poética dos instintos primordiais e das emoções indomadas», Tamara Alves explica as motivações que estiveram na base da criação destas novas obras.

©Tamara Alves | Fera
©Tamara Alves | ‘Fera’ é uma das obras que faz parte de ‘And Your Flesh Becomes a Poem’.

«Nestes últimos cinco anos tenho-me interessado pela mensagem da ausência, do silêncio. Pelo invisível, pela sedução do não-dito». Em ‘And Your Flesh Becomes a Poem’, a mulher «continua a ser o foco central», sendo que, nestas obras, há uma «maior desconstrução da figura e um destaque maior à palavra».

Esta exposição não é a única “marca” de Tamara Alves na Underdogs, em 2025: a artista também pintou o mural ‘The Wolf Awaits’ inspirado numa colectânea de poemas de Abbas Kiarostami.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].