Pedro Cabrita Reis doa arquivo de cartas e documentos pessoais à Fundação de Serralves

Neste acervo de documentos estão esboços de várias peças criadas por Pedro Cabrita Reis, assim como «cartas, fotografias, cartazes e convites» de exposições.

©Serralves | Pedro Cabrita Reis
©Serralves

A Fundação de Serralves anunciou uma doação do artista plástico, que agora assina como ‘Cabrita’ – em causa estão «milhares de documentos» pessoais.

O anúncio chega na mesma altura em que Pedro Cabrita Reis inaugurou uma obra de arte pública no Parque de Serralves. O artista plástico vai doar o ser arquivo documental à Fundação de Serralves, arquivo este que inclui vários conteúdos profissionais e conteúdos pessoais.

Neste acervo de documentos estão esboços de várias peças criadas por Pedro Cabrita Reis, assim como «cartas, fotografias, cartazes e convites» de exposições. O arquivo agora doado à Fundação de Serralves inclui ainda «cadernos» onde o artista tirou várias notas e outros documentos escritos

Segundo a Fundação de Serralves, o espólio de Cabrita (como o artista assina, agora) será «tratado e estudado», seguindo-se depois a sua apresentação em «exposições, conferências, apresentações e actividades educativas».

A Fundação de Serralves diz ainda que a partilha deste arquivo documental será feita, não só neste espaço, no Porto, mas também em várias «instituições nacionais e internacionais», de forma a «garantir o seu acesso a um público mais alargado».

Para já, ainda não há data para que esta apresentação ao público dos documentos pessoais e profissionais de Pedro Cabrita Reis seja feita. A mais recente exposição do artista plástico em Serralves foi A Roving Gaze.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].