A marca prometeu e cumpriu: o automóvel que resume a nova visão de design da Jaguar foi apresentado ontem na Miami Art Week, mas a filosofia ‘Copy Nothing’ está longa de corresponder à realidade.
Em Novembro, a Jaguar anunciou uma viragem de 180 graus na sua imagem e marcou para dia 2 de Dezembro a apresentação de um automóvel que reflectisse a nova abordagem da marca ao mercado e ao seu público. Ontem, ficámos a conhecer esta visão com o Type 00 (os leaks eram mesmo reais), uma espécie de fastback em versão protótipo que acabou por receber várias críticas nas redes sociais.
Desde a comparação com automóveis de desenhos animados à aproximação ao Rolls Royce Spectre, o Jaguar Type 00 não foi levado a sério e tornou-se uma anedota em poucos minutos. A marca britânica diz que este não é um modelo de produção, mas, como acaba por acontecer com todas as marcas, um ou outro traço de design irá fazer parte do próximo Jaguar.
À boleia desta decisão «bizarra» da Jaguar, a filosofia ‘Copy Nothing’ (algo como ‘nunca copiar’ ou ‘copiar nada’) também acabou por ser lembrada de forma irónica: a silhueta do Type 00, assim como alguns detalhes – como as ópticas dianteiras -, foi equiparada à do Rolls Royce Spectre; já a traseira, dominada por uma grelha, teve paralelismos em rádios antigos de plástico e equipamentos de AC.
«O Jaguar Type 00 simboliza o melhor da Jaguar. Uma declaração de intenções ousada. Um objecto de desejo. Um protótipo com linhas arrojadas e proporções exuberantes que irá inspirar os Jaguar do futuro», diz a marca em comunicado, avessa às críticas pesadas de que foi alvo, online.
Entre as principais características deste protótipo eléctrico estão as jantes de liga leve de 23 polegadas, o capot alongado, uma bagageira sem video e um tejadilho panorâmico. As cores escolhidas foram o London Blue e o Miami Pink – a «primeira evoca o estilo icónico art déco do seu palco de apresentação, enquanto o segundo comemora o seu legado britânico».
No interior, o Type 00 tem «três linhas de latão com acabamento manual» que percorrem as laterais e a coluna central em todo o seu comprimento; esta coluna tem 3,2 metros e “corta” o carro a meio, dividindo, no tabelier, «dois painéis de instrumentos flutuantes», que nem sempre estarão visíveis (imagem em cima).
Já as portas (há apenas duas) abrem-se em asa de gaivota (um conceito que ficou muito conhecido com o Mercedes-Benz 300 SL e, mais recentemente, usado no Model X da Tesla); a bagageira tem uma abertura em «pantografo».
Resta dizer que o Jaguar Type 00 é a base para o novo automóvel eléctrico que a Jaguar vai lançar no final de 2025 e que terá uma autonomia de 770 km (circuito combinado) e possibilidade de carregar a bateria para 321 km em «quinze minutos».