Bons Sons: saiba por que é o festival de Cem Soldos volta a parar em 2025

A organização justifica a decisão como uma forma de ter «mais espaço e tempo para a consolidação de processos e de tudo aquilo que um festival comunitário implica».

©Carlos Manuel Martins | Bons Sons
©Carlos Manuel Martins

Em 2021 e 2023, o Bons Sons não aconteceu neste aldeia de Tomar devido a obras de requalificação do largo do Rossio e do centro da aldeia. No ano que vem, o festival volta a ter um hiato.

Em 2025 não há Bons Sons em Cem Soldos, mas a razão é bem diferente da invocada nos últimos anos: a organização acaba de confirmar que o festival passa a ser bienal, ou seja, de dois em dois anos. Assim, e como houve edição em 2024, a próxima edição acontece apenas em 2026 (ainda sem datas confirmadas).

Miguel Atalaia, director do Bons Sons, justifica a decisão como uma forma de ter «mais espaço e tempo para a consolidação de processos, das equipas voluntárias na aldeia e de tudo aquilo que um festival comunitário implica». A organização reforça ainda que esta é também uma aposta na sua «longevidade e sustentabilidade».

O facto de o Bons sons passar a ser bienal, também será uma oportunidade para o Sport Club Operário de Cem Soldos (que organiza o festival) «criar outros projectos, trabalhando continuamente para uma aldeia cada vez mais coesa e resiliente». Em 2024, o festival recebeu 33 500 pessoas e teve «lotação esgotada».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].