O grupo de marcas BYD, Xpeng, MG e Aiways acaba de ser reforçado com a oficialização da entrada em Portugal de mais três fabricantes de automóveis originárias da China.
Em Janeiro deste ano, a Salvador Caetano anunciou que iria representar um trio de marcas chinesas. Depois da BYD, as novidades seriam a Dongfeng, a Voyah e a M-Hero; na altura não foi avançada uma data concreta, apenas que seria «durante 2024».
Quase onze meses depois do anúncio, estas três marcas entram finalmente em Portugal, com a Salvador Caetano a anunciar os modelos disponíveis de cada uma delas – serão apenas cinco, numa fase inicial, todos eléctricos.
Da parte da Dongfeng, a opção é o Box, um utilitário que se parece com um dos novos Smart. Este automóvel tem uma autonomia algo baixa, mas temos de ter em atenção que é um citadino: em ciclo combinado chega aos 310 km. O preço começa nos 26 750 euros.
Pela Voyah, chegam três modelos: o Free, um SUV «premium do segmento E» (83 mil euros); o MPV Dream (103 mil euros) e o Courage, um SUV do segmento D (ainda não disponível). Já a M-Hero vai estar representada em Portugal pelo SUV todo-o-terreno M-Hero I, com 1088 cavalos e «quatro motores eléctricos independentes» em cada roda (apenas disponível sob encomenda).
Dongfeng, Voyah e M-Hero juntam-se, assim, a marcas chinesas como a MG, a Aiways, a BYD e a Xpeng, estas duas últimas também representadas pela Salvador Caetano, em Portugal.