A Xpeng apresentou-se de forma oficial ao mercado português num evento em que anunciou o trio de automóveis que vai vender em território nacional.
Cinco meses depois de ter sido anunciada como a terceira marca chinesa representada pela Salvador Caetano em Portugal (depois da BYD e da Dongfeng), são conhecidos os modelos que estarão disponíveis no País. A Xpeng apresentou-se ao mercado esta semana, numa conferência de imprensa que serviu para apontar a estratégia e mostrar três automóveis eléctricos aos jornalistas.
Num momento inicial, a marca vai ter dois pontos de venda nacionais, em Lisboa e Porto, que serão alargados a «seis» até ao final do ano. Para 2025, o objectivo é ter «quinze concessionários», incluindo nas «ilhas».
Segundo, Brian Gu, vice-presidente do conselho de administração e presidente da Xpeng, diz que a marca está «fortemente empenhada no mercado português», que está a «viver uma mudança dinâmica para a mobilidade elétrica e inteligente».
Em Portugal, a Xpeng já vende três automóveis: o SUV coupé G6 (46 990 euros) o SUV familiar G9 (62 790 euros) e o sedan desportivo (54 990 euros). Todas as características destes modelos podem ser vistas no site da marca.