Nos últimos meses, foram vários os novos restaurantes do Porto e novas cartas que passaram pelo TRENDY Report: esta é a nossa selecção de Agosto.
Em Agosto, o Porto afirma-se como um dos principais destinos gastronómicos, com uma “equipa” de novos restaurantes. Desde espaços dedicados ao brunch, até propostas com pairing de cervejas artesanais que elevam a experiência culinária, a cidade tem várias de novidades. E ainda há estrelas Michelin neste roteiro.
1 – Porto com chocolate, com queijo e com presunto: no novo restaurante da Invicta há Porto Com Tudo
Fica no Mercado do Bolhão e é um espaço onde o conceito passa por harmonizar o vinho do Porto com todos os petiscos da carta. Não é apenas um restaurante, mas também uma loja: o Porto Com Tudo é o novo ponto de encontro da Invicta para os fãs e apreciadores de vinho do Porto – o objectivo é «mostrar a flexibilidade» desta bebida. | Leia o artigo completo.
2 – Cervejas artesanais (e burlescas) da Madam Lindinha Lucas vão “estagiar” um mês no Scarlett Porto
De 15 de Agosto a 15 de Setembro, o restaurante Scarlett Porto vai servir três cervejas artesanais de laranja, pêra-rocha do Oeste e marmelo. A marca portuense Madam Lindinha Lucas vai ser a protagonista de uma temporada gastronómica no Scarlett Porto. Estas cervejas artesanais foram criadas em 2015, na Invicta, em homenagem à artista de burlesco Olinda Maria. | Leia o artigo completo.
3 – Do Ceviche de Atum à French Toast de Pão-de-Ló: começou a nova época de brunch no Lea
Este restaurante do Porto anunciou um novo brunch de Verão que traz «conforto e frescura». E ainda há happy-hour de cocktails às Sextas e Sábados. O Lea, na Avenida da Boavista, entra no Verão com um menu de brunch que pode ser pedido durante todo o dia e não apenas durante o horário tradicional desta refeição, ou seja, entre as 10 e as 16 horas. | Leia o artigo completo.
4 – Bistrô by Vila Foz: o Mercado de Matosinhos já “ganhou” a sua estrela Michelin
O chef Arnaldo Azevedo, que conquistou uma estrela Michelin para o restaurante do Vila Foz Hotel & SPA, estreou num novo conceito gastronómico. Não é muito comum ver chefs estrelados em mercados, mas existem alguns que têm bancadas nestes espaços: por exemplo, Henrique Sá Pessoa está presente no Mercado da Ribeira; e Ricardo Costa, no da Estação de São Bento. Agora é o Mercado de Matosinhos a receber uma estrela Michelin. | Leia o artigo completo.
5 – Portugal em forma de tubo de ensaio: há um novo menu de Ricardo Costa no Mira Mira
Os dois meses de pausa do restaurante Mira Mira chegaram ao fim: começou uma nova temporada com «testes a sabores portugueses», idealizada por Ricardo Costa. Foi na Primavera de 2023 que Ricardo Costa assumiu um novo projecto em Gaia, onde o objetivo foi adoptar uma «visão mais descontraída sobre o fine dining». O Mira Mira fica no WOW e tornou-se o novo projecto de “testes” do chef do The Yeatman. | Leia o artigo completo.
6 – A carta de Primavera/Verão do Dona Maria é uma bicada ao pretensiosismo: «Estamos cansados do fine dining tradicional»
O restaurante do The Lodge Porto Hotel, em Gaia, tem novos pratos «leves» de Primavera, mas também lhe junta «comida de conforto». «A ideia é oferecer pratos que façam com que as pessoas se sintam em casa. O cliente está cansado do fine dining tradicional. Quer comer bem e degustar sabores autênticos, num ambiente mais descontraído». | Leia o artigo completo.
7 – O elefante rosa chegou ao Porto: Delirium Café abre na Invicta com trinta torneiras de cerveja
O restaurante e bar da marca belga de cervejas estreia-se no Porto, depois de sete anos em regime de exclusividade na capital. O Delirium Café chegou à Cidade Invicta: o espaço da marca belga, cujo logótipo é um elefante rosa, abriu no Rua dos Campos Mártires da Pátria e conta com o trunfo que também já tinha em Lisboa: várias torneiras de cerveja à pressão. | Leia o artigo completo.