Como o Equador divide a Terra em dois hemisférios, aqui também há uma linha que separa o brunch do bar. Os fundadores falam num conceito «híbrido» de gastronomia.
O Hemisfério é o novo restaurante de Oeiras. O nome, apesar de estar no singular, reflecte a dualidade de um espaço (não faz muito sentido) que, por um lado, serve brunches, mas onde há ainda uma zona de bar – assim, ficamos sem saber a que “hemisfério” se referem os criadores do espaço, António Ricciardi e André Simões.
Este restaurante é descrito pelos responsáveis como tendo um «conceito híbrido» que «proporciona uma experiência gastronómica que abraça duas vertentes diferentes» – ou seja, o brunch e os cocktails. A decoração, que se inspira nos «jardins de Oeiras», é dominada por «materiais naturais como palhinha e madeira», complementada com «cores neutras» e «tons vibrantes».
Do lado do brunch, destacam-se as panquecas clássicas (servidas com «frutas frescas e xarope de ácer»), os Ovos Good Morning (que chema à mesa «escalfados com abacate, tomate e requeijão»), o Mil-Folhas de Batata com Trufa e o Cru de Salmão.
Ao cruzar para o outro “hemisfério”, passamos ao bar, onde há «cocktails exclusivos», como o Equador (tequila, maracujá, rooibos e malagueta) e o Pipoca, que o restaurante diz ser «ideal para os amantes do doce».
O Hemisfério fica na Rua Desembargador Faria, integrado no Jardim Municipal de Oeiras. Está aberto as 10 às 19 horas (Terça a Domingo) e das 10 às 02 (Quarta a Sábado). As reservas podem ser feitas pelo online.