O Spotify volta a ser uma bola de cristal da música e acerta no vencedor da Eurovisão 2024?

Em cinco anos, o Spotify acertou duas vezes no primeiro lugar, sendo que, em 2020, não chegou a haver Eurovisão devido à pandemia de COVID-19.

Este pode ser mais um ano em que o Spotify antecipa o vencedor da Eurovisão: a app de streaming acertou em 2021 e 2023, mas falhou em 2022.

O Spotify tem dado palpites sobre os vencedores da Eurovisão, tendo em conta o número de streams de cada música concorrente – ou seja, faz uma lista dos temas mais ouvidos e conclui que a preferida dos utilizadores será a vencedora.

Em cinco anos, o Spotify acertou duas vezes no primeiro lugar, sendo que, em 2020, não chegou a haver Eurovisão devido à pandemia de COVID-19. No ano seguinte, a plataforma de streaming adivinhou a vitória dos Måneskin.

Contudo, em 2022 falhou: a música mais ouvida era Brividi (Mahmood e Blanco), mas a vencedora acabou por ser Kalush, de Stefania (Ucrânia). No ano passado, o Spotify voltou a acertar: Loreen, com o tema Tattoo (Suécia) foi a música mais ouvida e a vencedora da Eurovisão 2023.

Este ano, se a tendência se confirmar, será Joost Klein a levar o troféu para a Holanda, já que a música Europapa é a mais ouvida da playlist de temas da Eurovisão, na app. Já a participante portuguesa, Iolanda (com Grito), é a 21.ª em termos globais, mas a primeira a nível nacional.

Lembre-se que a final da Eurovisão está marcada para o próximo Sábado, 11 de Maio. As duas semifinais acontecem a 7 e a 9 de Maio, com Iolanda a participar na primeira.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].