Gulbenkian inaugura esta semana uma exposição dedicada à obra do arquitecto Siza Vieira

Esta exposição «reúne material original dos arquivos, bem como uma série de obras de referência para o trabalho» de Siza Vieira.

©Fundação Calouste Gulbenkian
©Fundação Calouste Gulbenkian

Um dos maiores arquitectos portugueses, o primeiro a receber um prémio Pritzker, vai ser o protagonista de uma exposição, patente até Agosto, em Lisboa.

Esta Sexta-Feira, a Fundação Calouste Gulbenkian inaugura uma exposição dedicada a Álvaro Siza Vieira. O arquitecto, de noventa anos, foi o primeiro português a ganhar o prémio Pritzker. O Wolf de Artes (2001) e o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza (2002) são outros dos galardões de destaque ganhos por Siza Vieira.

Na Gulbenkian, esta exposição «reúne material original dos seus arquivos, bem como uma série de obras de referência para o seu trabalho». Entre estes materiais estão «desenhos, plantas de trabalho e plantas finais, fotografias e peças de design», entre outros.

A curadoria é do «arquitecto, crítico e curador» espanhol Carlos Quintáns Eiras e o projecto gráfico foi da responsabilidade de José Albergaria. A inauguração a exposição está marcada para 17 de Maio, ficando patente até 26 de Agosto. O preço dos bilhetes é de seis euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].