Este novo restaurante tem um conceito minimalista: cada prato tem, no «máximo cinco ingredientes-base». As toalhas são brancas e a loiça é Vista Alegre.
O Sult é uma espécie cocktail com ingredientes que, à primeira vista, não combinam muito bem. Foi criado pelo chef Nélson Soares no Rio de Janeiro (no bairro de Botafogo) e o nome significa ‘fome’ em dinamarquês. Da cozinha, saem pratos de inspiração italiana.
«O conceito é baseado no minimalismo nórdico, mais concretamente no Mangia, de Copenhaga, e pretende re-interpretar o clássico restaurante italiano», explica Nélson Soares. Esta mistura entre o calor do Rio, o frio da Dinamarca e a comida de conforto italiana chega agora a Cascais.
A sala conta com 48 lugares, a esplanada tem mais 25 e há ainda uma mesa do chef «triangular» com cinco lugares e a cozinha está «parcialmente aberta»; o projecto foi assinado pelo estúdio de arquitectura Sidney Quintela. «As toalhas de mesa brancas e a louça da Vista Alegre são as únicas concessões à formalidade», ressalva Nélson Soares.
No prato, podemos contar com «produtos locais frescos, com destaque para o peixe e outros produtos de mar, tudo nacional». Nélson Soares fala numa «interpretação contemporânea da rica herança culinária italiana», com «pratos tradicionais e mais criativos».
O chef destaca o Arancini [uma espécie de croquete redondo] de Alheira e explica o objectivo do Sult: «Quero que o cliente embarque numa viagem gastronómica de forma descomplexada, com aposta principalmente na qualidade e no fator surpresa».
Na carta (que pode ser vista aqui) estão ainda pratos como Spaghetti com Lingueirão e Bottarga, Lasanha Sult, Risotto de Pato Confit, Pappardelle ao Ragu de Porco Preto, Lulinhas À Gremolata e as sobremesas Tiramisù al Pistacchio ou Torta di Ricotta, Morangos ao Balsâmica.
Outra das grandes apostas do restaurante é o vinho: o restaurante tem «cerca de cem referências», com uma «forte aposta nos pequenos produtores portugueses locais, com enfoque nos vinhos naturais e bio-dinâmicos, mas também nos clássicos, bem como nos champanhes, muitos deles pouco comuns». A sommelier é a italiana Julieta Carrizzo.
Para já, o Sult vai apenas servir jantares, de Terça-Feira a Sábado. Depois, o plano é abrir também para almoço nos mesmos dias, além de ao Domingo, ter um «almoço com horário alargado, até às 19 horas». Para reservas, pode usar o telefone 910 549 593.