Fundação EDP abre (finalmente) as candidaturas para o Prémio Novos Artistas 2024

©Marty O Neill | Prémio Novos Artistas EDP
©Marty O'Neill

O período de candidaturas para o Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2024 abre esta semana e fecha a 30 de Abril. O vencedor recebe vinte mil euros.

A 15.ª edição Prémio Novos Artistas Fundação EDP está, finalmente, em marcha. Ao contrário do que tem acontecido nas outras edições, cujo período de candidaturas abre em Janeiro, este ano só agora é que os interessados podem começar a concorrer.

O que não muda é o âmbito desta iniciativa: destina-se a «artistas [portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal] com carreira individual curta e ainda não consagrada, sem limite etário, e em todas as modalidades das artes plásticas e visuais».

As candidaturas abrem amanhã, 13 de Março, e podem ser feitas até 30 de Abril; este ano, o júri é composto por Catarina Rosendo, Luís Silva (curadores) e Sérgio Mah (director-adjunto do MAAT). Os três vão avaliar as candidaturas e escolher um grupo entre «cinco e oito finalistas».

Por esta altura, na última edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP (2022) os finalistas já eram conhecidos; a vencedora (Adriana Proganó) acabou por ser conhecida a 13 de Outubro. Este ano, com o atraso da abertura das candidaturas, esta revelação apenas deve ser feita mais perto do final do ano, até porque a Fundação EDP diz que a exposição colectiva dos finalistas só acontece em 2025.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].