Este hotel do Algarve vai servir um almoço feito por três cozinheiras locais: Dona Zica, Dona Dina e Dona Rosa

Xerém com Conquilhas e Marisco, Caldeirada de Pata Roxa com Milho e Torta de Laranja do Algarve são alguns dos pratos deste almoço regional.

Criada pela Octant, esta iniciativa tem como objectivo promover «saberes e sabores locais» das regiões onde estão estes hotéis.

A 23 de Março, o Octant Vila Monte (Moncaparacho, Olhão) receba a quinta edição do evento gastronómico ‘Como em Casa’, em que cozinheiras regionais se juntam aos chefs para criar um menu caracterizado por pratos típicos de cada região onde estão estes hotéis.

O ‘Como em Casa’ traduz-se num almoço único no restaurante À Terra, do hotel, neste caso “cozinhado” a seis mãos: Dona Matilde Zica, Dona Dina Martins e Dona Rosa Ferreira, todas residentes em Moncaparacho.

As três cozinheiras locais vão fazer, para entrada, Xerém com Conquilhas e Marisco e Biqueirões Albardados; como pratos principais, serão servidos Galinha com Grão e a Caldeirada de Pata-Roxa com Milho. Como sobremesa, Dona Zica, Dona Dina e Dona rosa vão fazer Torta de Laranja do Algarve e Dom Rodrigos.

O preço deste almoço é de 55 euros, com bebidas incluídas; as reservas podem ser feitas por e-mail. Todas as informações sobre as várias edições do ‘Como em Casa’ estão no site do Octant Vila Monte – as próximas serão nos Açores: Octant Furnas, a 20 de Abril; e Octant Ponta Delgada, a 1 de Junho.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].