Dolphin: conduzimos o golfinho da BYD que tanto “nada” bem em cidade, como em autoestrada

O BYD Dolphin tem quatro nรญveis de equipamento, pode chegar aos 204 cavalos e tem uma autonomia mรกxima de 427 km. Os preรงos comeรงam nos 29 990 euros.

ยฉTRENDY Report | BYD Dolphin 1
ยฉTRENDY Report

O terceiro elรฉctrico BYD testado pelo TRENDY Report foi o automรณvel da marca chinesa que mais nos surpreendeu atรฉ agora, muito por culpa de as expectativas estarem baixas.

Depois de conduzir um Atto 3 e um Han, entrar no Dolphin podia ser entendido como uma despromoรงรฃo. Na verdade, estรกvamos prestes a entrar num utilitรกrio bรกsico, sem grande histรณria ou motivos de interesse.

Mas nรฃo podรญamos estar mais enganados: รฉ certo que o aspecto exterior do BYD Dolophin รฉ, no mรญnimo, desinteressante; mas depois de comeรงarmos a conduzir este automรณvel elรฉctrico, lembrรกmo-nos logo do slogan dos Transformers: ‘More thant meets the eye’, qualquer coisa como ‘hรก mais alรฉm do que os olhos conseguem ver’.

ยฉTRENDY Report - BYD Dolphin
ยฉTRENDY Report

ร‰ รฉ mesmo isto que resume o nosso teste ao BYD: um automรณvel bastante agradรกvel de e divertido de conduzir, com um bom nรญvel equipamentos e uma รณptima sensaรงรฃo de seguranรงa e fiabilidade. Sentimos que podรญamos ir para “mar aberto” com este golfinho e nรฃo apenas ficar presos ร  “rede” das estradas de cidade.

Apesar disto, hรก alguns problemas no cockpit do Dolphin: por exemplo, o painel de instrumentos do condutor, igual ao do Atto 3, รฉ confuso. Mostra vรกrios รญcones e avisos ao mesmo tempo, o que se torna pouco intuitivo.

Depois, o botรฃo ‘Start/stop’ estรก num local estranho, por trรกs da manete do limpa pรกra-brisas, o que nos obriga a fazer um movimento pouco natural com a mรฃo. Nas ligaรงรตes fรญsicas, apenas temos USB-C, que sofrem do mesmo mal deste botรฃo: ficam igualmente “escondidas”, por baixo da bandeja de arrumaรงรฃo, ao centro.

TRENDY Report - BYD Dolphin
ยฉTRENDY Report

A base de carregamento por induรงรฃo tambรฉm devia estar ร  frente e nรฃo atrรกs, no pilar da consola central. Desta forma o telemรณvel fica meio tapado, mas podemos interpretar isto de outra forma: tambรฉm pode ser uma forma de evitar distracรงรตes durante a conduรงรฃo.

Para terminar esta lista de pontos negativos, os vรกrios botรตes fรญsicos que estรฃo na consola central estรฃo colocados de uma forma que nos podem levar a carregar de forma inadvertida, quando usamos o ecrรฃ tรกctil, ao pousar o pulso na bandeja que estรก por baixo.

Mas nem tudo รฉ mau no reino do Golfinho: o selector de mudanรงas รฉ um manรญpulo circular eficaz e o habitรกculo tem um agradรกvel design orgรขnico, com um padrรฃo de escamas nas saรญdas de ar e puxadores das portas a lembrar as asas de uma manta (foto em baixo).

ยฉTRENDY Report | BYD Dolphin
ยฉTRENDY Report

Nรฃo queremos dizer com isto que รฉ um aspecto consensual, mas acaba por ser fiel as valores da marca, com a sua linguagem ligada ao oceano. Isto acaba por ser diferente do design mais europeu dos automรณveis que estรฃo no mesmo segmento do Dolphin, para o bem e para o mal.

Continuamos nos pontos positivos, quando falamos dos bancos: sรฃo muito confortรกveis, tรชm aquecimento e sรฃo electrรณnicos; a qualidade dos materiais รฉ igualmente boa, apesar de haver muito plรกstico, o que nรฃo podemos dizer ser surpreendente, para um automรณvel deste gรฉnero. Aqui, as zonas em tecido fazem a diferenรงa.

Em Portugal, o BYD Dolphin tem trรชs versรตes: 95, 176 e 204 cavalos, com autonomias entre 310 e 427 km e quatro nรญveis de equipamento: Active, Boost, Comfort e Design. Os preรงos vรฃo dos 29 990 aos 37 mil euros. Os pedidos de test-drive podem ser feitos no site da marca, representada em Portugal pela Salvador Caetano.

Comeรงou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrรฃ tรกctil e praias selvagens do Alentejo. ร‰ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo Paรญs em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].