D. Maria II assinala Dia Mundial do Teatro com uma festa de entrada livre no Capitólio

Apesar de ter entrada gratuita, é preciso levantar bilhetes para entrar nesta festa - isto pode ser feito de duas formas: online, no site do D. Maria II; ou presencialmente, no Capitólio.

©Bruno Pernadas | Facebook
©Bruno Pernadas

No ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, o D. Maria II vai organizar uma festa com este tema para celebrar o Dia Mundial do Teatro: O Teatro que Abril Abriu.

A 27 de Março, o Capitólio (Lisboa) abre as portas ao D. Maria II para festejar o Dia Mundial do Teatro. Com entrada gratuita, esta festa serve ainda para assinalar os cinquenta anos do 25 de Abril, uma data que também tem direito a um ciclo de espectáculos criado por este teatro.

O Teatro que Abril Abriu começa a leitura da mensagem do Dia Mundial do Teatro pelo director do D. Maria II, Pedro Penim, às 16 horas. Às 18, há um debate: ‘Teatro e a Revolução’, uma ideia do gestor e programador cultural Tiago Bartolomeu Costa, que também é o comissário da exposição ‘Quem És Tu? – O Teatro Nacional, a Democracia e a Ditadura’, incluída no ciclo Abril Abriu, do D. Maria II. Aqui, juntam-se os actores Manuel Coelho, Noémia Costa e Rui Mendes.

Depois de uma pausa, a festa regressa à noite com um concerto de Bruno Pernadas e Margarida Campelo, a partir das 21:30, que «revisita a música de intervenção no teatro de revista em Portugal durante e após o 25 de Abril». Este momento é antecedido por uma preview de ‘Quis Saber Quem Sou – Um Concerto Teatral’, de Pedro Penim, que será a peça principal do ciclo Abril Abriu.

©Batida | Capitolio
©Batida | O espectáculo de Pedro Coquenão via girar em torno da identidade.

O Teatro que Abril Abriu fecha com mais um concerto: Pedro Coquenão aka Batida traz ‘Bilhete de Identidade’ ao Capitólio, uma performance composta por «músicas identitárias e versões inéditas, acompanhadas pelo movimento de André Cabral e Piny, num cenário minimal e íntimo», descreve o D. Maria II.

Apesar de ter entrada gratuita, é preciso levantar bilhetes para entrar nesta festa – isto pode ser feito de duas formas: online (no site do D. Maria II), a partir de 25 de Março, às 12 horas; e presencialmente, no Capitólio, a partir das 12 horas de 27 de Março. Em ambos os casos, há um limite de dois bilhetes por pessoa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].