Para incentivar o uso de trotinetas e bicicletas que não são usadas há 48 horas, a Bolt começou a aplicar descontos no final das viagens feitas nestes veículos.
A app da Bolt já começou a mostrar trotinetas e bicicletas “esquecidas” com descontos que chegam até 1,50 euros. Esta é uma forma de «contrariar a inactividade de alguns veículos e incentivar a uma maior rotatividade da frota», diz a empresa.
Para tirar partido deste desconto, é preciso reservar uma trotineta ou bicicleta que tenham o ícone azul da percentagem, mostrado no mapa. O desconto não é aplicado ao preço por minuto das viagens (que se mantém nos 25 e 19 cêntimos, respectivamente), mas sim ao valor final da utilização.
Segundo Frederico Venâncio, responsável de micromobilidade da Bolt Portugal, o desconto «só é activado após o veículo estar inactivo 48 horas». Depois, «consoante o tempo que a bicicleta ou trotinete permaneçam estacionados» o desconto varia, «podendo oscilar entre 50 cêntimos e 1,50 euros».
Ainda assim, a marca não explica, apesar da insistência do TRENDY Report, o critério com que este desconto é aplicado, ou seja, a partir de quanto tempo são aplicados estes valores.
No teste que fizemos com a app da Bolt, apenas encontrámos descontos de um euro, nas opções disponíveis em Lisboa, e percebemos que o mesmo apenas é aplicado e viagens de cinco minutos ou mais, algo que a marca não mencionou no comunicado enviado aos jornalistas.