Série sobre Balenciaga estreia no Disney+ em Janeiro (com Audrey Hepburn, Dior e Chanel)

A série, de seis episódios começa em 1937, ano em que Balenciaga apresenta a sua primeira colecção, em Paris.

O estilista criou uma marca que se tornou mais conhecida pelas suas versões de objectos do dia-a-dia, com preços exorbitantes; Balenciaga é interpretado por Alberto San Juan.

Dia 19 de Janeiro, o Disney+ estreia uma nova série: Cristóbal Balenciaga é a história do estilista espanhol, um «homem enigmático e extraordinariamente talentoso que desafiou as convenções sociais da altura e revolucionou o mundo da moda».

A série, de seis episódios (ficam todos disponíveis de imediato) começa em 1937, ano em que Balenciaga apresenta a sua primeira colecção, em Paris. Aqui, as tendências eram ditadas por Chanel, Dior e Givenchy, que já eram as «referências da alta-costura».

Hoje em dia, a Balenciaga é mais conhecida pela sua abordagem pouco convencional e polémica – disso são exemplos os famosos sacos em pele a imitar os do Frakta do Ikea, com um preço de quase dois mil euros; e a campanha que mostrava uma imagem de uma criança altamente sexualizada.

©CJ Talents | Anna-Victoire Olivier
©CJ Talents | Anna-Victoire Olivier é Audrey Hepburn, nesta série do Disney+.

Cristóbal Balenciaga é protagonizada por Alberto San Juan e realizada por Aitor Arregi, Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, também responsáveis pelo argumento. Na série entram ainda Coco Chanel (Anouk Grinberg), Christian Dior (Patrice Thibaud) e Audrey Hepburn (Anna-Victoire Olivier).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].