Goethe-Institut tem um novo festival alemão de arte e cultura: em 2024 chega o KULTURfest

Depois da programação principal, em Lisboa, o KULTURfest entra em digressão por três cidades, em Fevereiro: Porto, Lagos e Funchal.

©Judith Kaufman / Alamode Film - Sala de Professores
©Judith Kaufman / Alamode Film

Depois do Kino, o Goethe-Institut tem um novo festival na manga, criado em parceria com a Associação Il Sorpasso.

O KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã estreia-se em 2024. A primeira edição desta iniciativa artística e cultural dedicada à Alemanha acontece entre 31 de Janeiro e 5 de Fevereiro no Goethe-Institut de Lisboa e no Cinema São Jorge. Contudo, de 6 a 10 de Fevereiro, a Cinemateca entra neste programa com um ciclo dedicado a Kafka.

Mais que cinema, que era o foco do Kino (este festival deixa de existir, em 2024), o KULTURfest vai ter «literatura, gastronomia, língua, música e actividades para toda a família, sempre com o foco na expressão alemã da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo». Uma das parcerias do Goethe é a Il Sorpasso, que organiza a Festa da Cinema Italiano.

A programação arranca com a antestreia, no São Jorge, do filme de A Sala de Professores (Das Lehrerzimmer, de Ilker Çatak), o escolhido pelo Auslandsvertretung des Deutschen Films (a entidade oficial alemã de cinema) para representar a Alemanha na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Na sessão de encerramento, a 5 de Fevereiro (igualmente no São Jorge) outra ante-estreia em Portugal: Ingeborg Bachmann – Journey into the Desert, de Margarethe von Trotta. Os restantes filmes serão sempre no Goethe-Institut de Lisboa.

Além do cinema, há iniciativas literárias dedicadas a Franz Kafka (em 2024 assinala-se o centenário da sua morte): uma conversa com a escritora Dulce Maria Cardoso e uma exposição de banda desenhada de Nicolas Mahler, que «percorre etapas da vida e obra» do autor alemão.

©Burnt Friedman / João Pais Filipe
©Burnt Friedman / João Pais Filipe | A dupla de jazz actua na primeira edição do KULTURfest: será a 4 de Fevereiro, no Goethe-Institut de Lisboa.

Na música, há «concertos e festas» na programação do KULTURfest, com destaque para a Berlin Clubbing Night e um concerto da dupla de jazz Burnt Friedman e João Pais Filipe. Para os mais novos há a peça de teatro Irmãs Grimm e, na gastronomia, o jardim do Goethe recebe bancas com «especialidades típicas alemãs».

Finalmente, e como forma de “espalhar” a cultura alemã a outros pontos do País, o KULTURfest entra em digressão por três cidades, em Fevereiro: Porto (8 a 10, na Casa das Artes), Lagos (14 e 15, na Biblioteca de Lagos) e Funchal (22 e 25, no CCIF). A programação completa está aqui; a organização lembra ainda que todos os eventos que acontecerem nas instalações do Goethe-Institut Lisboa «têm entrada gratuita».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].