A Zara Pre-Owned, que já estava disponível no Reino Unido e em França, chega agora a mais treze países – Portugal é um deles.
Encontrar roupa da Zara em segunda-mão vai deixar de ser um exclusivo do Facebook Marketplace, do OLX e, sobretudo, da Vinted. A marca da espanhola Inditex prepara-se para estrear, em Portugal, a Pre-Owned.
A plataforma chega ao país a 12 de Dezembro com o objectivo de chegar a um «modelo mais sustentável», para o grupo Inditex, que detém várias marcas de roupa, como a Pull & Bear, a Massimo Dutti, a Bershka, a Stradivarius e a Oysho, entre outras.
Quando ficar disponível, a Zara Pre-Owned vai ter quatro valências: reparar uma peça de roupa comprada nas lojas da marca, comprar roupa em segunda-mão, vender roupa que já não quisermos e doar essas mesmas peças.
Neste último caso, a doação será feita pela marca a «organizações locais, que os classificam em função do seu estado e qualidade», com os destinatários a serem pessoas em risco de exclusão.
Contudo, também pode acontecer outra coisa: os artigos que doamos podem ser vendidos em «lojas de segunda mão», com os lucros a reverterem para o «financiamento de projectos sociais da Cruz Vermelha, da Le Relais, da Cáritas ou da China Evironmental Protection Foundation, entre outras», diz a Zara no seu site.