Em 2024, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) vai continuar com uma medida criada no Verão de 2022, agora alargada a todos os jovens estudantes.
Há um ano e meio, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu “oferecer” o passe social Navegante (que pode ser usado na CP, no Metro, na Carris Metropolitana e na Fertagus) a utentes de idade igual ou superior a 65 anos, jovens dos 13 e 23 anos, e estudantes do ensino superior até aos 23 anos.
As bicicletas Gira também se tornaram gratuitas para todos os moradores de Lisboa que tivessem Navegante e, em 2024, a medida passa a ser alargada a todos os estudantes até aos 23 anos. Isto significa que alunos da primária até ao ensino universitário não vão ter de pagar passe para andar de comboio, metro ou autocarro.
Apesar de a medida só entrar em vigor a 1 de Janeiro, já é possível carregar o passe de forma gratuita para começar a usar em 2024: «Os actuais detentores do passe Navegante 4/18 ou sub23 necessitam de carregar o seu passe mensal já a partir do dia 26 de Dezembro, como habitualmente o fazem, mas desta feita sem custos para os utilizadores», confirma a TML.
Para todos os outros, o Navegante continuará com o mesmo preço, uma vez que não serão feitos aumentos ao valor mensal do passe; esta decisão vai em sentido contrário ao aumento dos bilhetes dos transportes públicos que se vai verificar em 2024: a CP já confirmou uma subida de 6,25% e, o Metro, de 10%.