Depois do Seixal, há outro parque de ondas previsto para Portugal, com tecnologia da Wavegarden

Com arranque previsto para 2024, este novo parque de ondas nacional vai custar cerca de trinta milhões de euros.

O título de ‘primeira piscina de ondas’ em Portugal pode estar em causa, para a Surf City Lisbon (Seixal). Recentemente, foi anunciado um novo projecto deste género, cujas obras começam já em 2024: o Surf Parque, que vai “nascer” em Óbidos.

Este pode, assim, tornar-se, efectivamente, no primeiro empreendimento com uma piscina de ondas, em Portugal, caso seja concluído antes de 2027 – lembre-se que este foi o prazo previsto dado pelos responsáveis da Surf City Lisbon, para a sua conclusão.

O empreendimento de Óbidos será um projecto de menos dimensão que o do Seixal, mas conta com uma zona de hotelaria de quatro estrelas e cerca de 140 camas.

©Wavegarden
©Wavegarden | Esta será, ao que tudo indica, forma da piscina de ondas que vai nascer em Óbidos; a imagem é do projecto da empresa no Brazil – Praia da Grama.

Relativamente à piscina, em si, poderá ser muito diferente da do Seixal: enquanto esta última se prolonga, como se fosse uma praia, a de Óbidos terá a forma de delta (Wavegarden Cove), com as ondas a serem criadas a partir do centro, e em toda a sua longitude.

A tecnologia é da espanhola Wavegarden, que já tem piscinas no Reino Unido, Austrália, Espanha (aqui, também é um centro de demonstração) e Brasil. O parque de ondas de Óbidos é um dos cerca de cinquenta projectos, actualmente em desenvolvimento, da empresa, em todo o mundo.

Em Portugal, a responsabilidade será da Surfers Cove (uma empresa criada em Agosto deste ano), cuja actividade está descrita como o «desenvolvimento, implementação, construção e exploração de um parque de surf aquático, na modalidade, entre outras, de piscina de ondas» e o «desenvolvimento e exploração de actividade hoteleira, turística e de glamping acessória ou conveniente» ao parque de ondas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].