Afinal, LEGO Fortnite, é uma imitação de Minecraft: há “receitas” de construção e um mundo para explorar

Um dos objectivos de LEGO Fortnite é criar uma espécie de aldeia, com um castelo, para servir de base.

Quando se pensava que a Epic Games e a LEGO iam fazer algo de diferente e inovador, esta versão de Fortnite não é mais que uma cópia de Minecraft.

Nem Battle Royale com minifiguras LEGO, nem um jogo ao estilo de Indiana Jones, Star Wars ou Harry Potter: o jogo que, esta semana, foi anunciado pela marca dinamarquesa em parceria com a Epic Games é um sucedâneo de Minecraft.

Assim, em LEGO Fortnite, o que existe é um mundo para explorar e várias coisas para construir, desde uma fogueira a fortalezas, por exemplo. Para isso, e tal como em Minecraft, é preciso recolher recursos, como pedra e madeira. Contudo, há construções que já estão pré-feitas, ou seja, não se podem fazer peça a peça.

Um dos objectivos de LEGO Fortnite é criar uma espécie de aldeia, com um castelo, para servir de base. Aqui, a missão passa por ter um ecossistema funcional e defendida contra ataques inimigos, sendo que é possível recrutar NPC (personagens controladas por computador) para desenvolver e melhorar as capacidades da aldeia.

©LEGO | Fortnite
©LEGO

O jogo tem ainda uma vertente co-op, em que podemos jogar com amigos e conta com um mapa «dezanove vezes superior» ao que é usado no Battle Royale clássico de Forntite. A LEGO e a Epic Games dizem ainda que o mapa usa a tecnologia Procedural Content Generation – explicado de forma simples, permite que sejam gerados conteúdos de forma dinâmica e «pormenorizados».

Em resumo, o jogo acaba por ser uma cópia da mecânica de Minecraft, embora com gráficos me linha com Fortnite e os jogos LEGO, com a possibilidade de usar as persignes do primeiro em versão minifigura.

©LEGO | Fortnite
©LEGO

Os pontos fortes são, como no jogo da Microsoft, «recolher alimentos e recursos, criar itens e combater inimigos sozinho ou com amigos [os ingredientes de uma receita, para fazer as construções]»; criar um «abrigo para defesa e personalizar uma base» (é aqui que podemos «recrutar aldeões para juntar materiais») e explorar «cavernas profundas em busca de recursos raros, áreas escondidas e inimigos» – tudo como em Minecraft.

Tal como Fornite, esta versão em LEGO é gratuita (apesar de haver elementos à venda, que podem ser comprados com os tradicionais V-Bucks – ou seja, micro-transacções) e pode ser iniciada a partir do hub do jogo da Epic. PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC são as plataformas onde é possível jogar este título.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].