A Ownever repete a atitude de 2022 e, este ano, tem um desafio suplementar: «Incentivamos a que se afastem do caos e, em vez disso, a apoiem os artesãos locais portugueses.
Tal como aconteceu no ano passado, a Ownever volta a fechar a sua loja online durante o fim-de-semana da Black Friday. A marca portuguesa de slow fashion quer chamar a atenção para a «importância das escolhas conscientes», por parte dos consumidores.
Assim, as malas da Ownever (feitas à mão, com materiais sustentáveis) não vão ter qualquer desconto, ou, sequer, estar disponíveis para compra: «Acreditamos em valores que transcendem o consumismo desenfreado e celebram a verdadeira essência da época».
Como forma de direccionar as atenções para um consumo mais sustentável, a marca portuguesa de slow fashion desfia a apoiar cinco artesãos locais portugueses: «Estas pessoas incríveis merecem mais visibilidade e amor pelo trabalho extraordinário que realizam. Criam peças únicas e feitas à mão que contam histórias e captam a essência das suas comunidades».
Nesta lista estão Fernando Rei (da Tearte, tecelagem manual – que já colaborou com a Ownever na criação de uma mala, a Gunter), Samuel Carvalhosa (chinelos típicos do Minho), Mal Barbado (utensílios de madeira feitos à mão), Ana Marta (peças de autor em cerâmica) e Maria João Gomes (da Palmas Douradas, com artigos em palha, como chapéus e cestos).