Essência do Vinho: Centro de Congressos de Lisboa vai ter mais de quatro mil referências à prova

No programa estão ainda lançamentos de novos vinhos e uma área chamada 'Mundo Natural', onde estarão presentes produtores que têm «abordagens biodinâmicas».

©Essência do Vinho
©Essência do Vinho

No fim-de-semana de 4 a 6 de Novembro, Lisboa recebe mais um evento dedicado a vinhos. Em 2023, a organização fala num crescimento de 20% em relação ao Essência anterior.

O Centro de Congressos de Lisboa prepara-se para receber mais uma edição do Essência do Vinho. Este ano, a organização promete «mais de quatro mil» referências disponíveis para prova e um programa com «mais de vinte acções paralelas».

Entre estas, estão «provas comentadas pelos provadores da Revista de Vinhos e da brasileira Gula, a par de produtores e enólogos convidados»; e as Conversas com Sommeliers, onde se vai falar sobre «estilos e tipologias de vinhos de um modo particularmente informal e descomplicado».

No programa estão ainda lançamentos de novos vinhos e uma área chamada ‘Mundo Natural’, onde estarão presentes produtores que têm «abordagens biodinâmicas» à produção, com «intervenção mínima».

Como é habitual neste tipo de eventos dedicados a vinhos, há ainda uma zona de restauração: aqui, estarão presentes as marcas «Aquanostra, Confraria da Empada, Europa no Cais, Ginga d’Óbidos, Ostras Sobre Rodas, Sabor Serrano e Varofumeiro».

Apesar de o Essência do Vinho 2023 ser durante três dias, apenas 4 e 5 são de abertura ao público (o dia 6 é exclusivo para profissionais). Os bilhetes custam 17,50 euros e incluem copo de provas Riedel, caso a compra seja feita até 29 de Outubro. Depois disso, o preço sobe para os 20 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].