Douro e Toscana numa garrafa: o vinho Douscana MMXX foi criado com uvas portuguesas e italianas

Com uma cor «rubi densa», o Douscana MMXX é «extremamente perfumado, com aroma concentrado de frutos vermelhos, groselha e notas florais».

A produtora nortenha Duplo PR anunciou um tinto feito em parceria com a Tamburini Wines: o resultado é um vinho com «ADN 50% português e 50% italiano».

As regiões do Douro e da Toscana foram “engarrafadas” pela Duplo PR. Esta produtora nacional juntou-se a uma italiana para criar um vinho com as castas Touriga Nacional e Sangiovese.

O Douscana MMXX (o nome vem das iniciais das regiões ‘DOUro’ e ‘toSCANA’, a que se junta 2020 em numeração romana, o ano da produção) é o resultado do trabalho das enólogas Filipa Pizarro e Emanuela Tamburini, que começou em 2014, quando a Duplo PR visitou a quinta da Tamburini Wines.

Este vinho teve um estágio de «vinte meses em barricas de carvalho francês e foi engarrafado em Dezembro de 2022 pela Duplo PR»; a produção total é de 5340 garrafas de 750 ml, com um preço de 75 euros. O rótulo teve a assinatura do estúdio de design ThinkBold, de Tony Midi.

©Duplo PR | Emanuela e Filipa
©Duplo PR | Emanuela Tamburini e Filipa Pizarro foram as enólogas responsáveis pela criação do Douscana MMXX.

Com uma cor «rubi densa», o Douscana MMXX é «extremamente perfumado, com aroma concentrado de frutos vermelhos, groselha e notas florais». Nas notas de prova, destaca-se ainda o facto de ser «envolvente com frescura no palato, de fruta evidente com profundidade, taninos firmes» e um final «longo e persistente, revelando uma elevada capacidade de guarda».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].