Portugal estará no Euro 2024 que se começa a desenhar

©UEFA
©UEFA

O Campeonato da Europa do próximo ano, a ser disputado na Alemanha, será um dos grandes certames de 2024! Na última janela internacional, reservada a jogos de Seleções, Portugal garantiu não só o apuramento, como também a liderança do Grupo J. Saiba todas as equipas apuradas para o Euro alemão e aquelas que o devem conseguir no próximo mês de novembro.

Nesta fase de qualificação, a Seleção das Quinas tem estado absolutamente irrepreensível no seu grupo, somando oito vitórias em tantas jornadas, e com um registo quase perfeito de 32 golos apontados e apenas 2 consentidos. Os jogadores lusos estão cada vez mais entrosados com as ideias de Roberto Martínez, e aos sistemas táticos mais polivalentes do novo Selecionador, perfilando-se como uma das mais fortes nações no Euro do próximo ano civil.

Depois de entrar para o comando da Seleção Nacional, na sequência da decepção do Mundial 2022, o técnico espanhol experimentou nos primeiros jogos um sistema com uma linha defensiva de cinco unidades. Porém, as exibições não foram as esperadas, apesar das vitórias. Nas últimas duas janelas internacionais, Roberto Martínez voltou a um esquema mais clássico com uma linha recuada composta por quatro unidades, mas com uma cara mais ‘elástica’.

Nos jogos de outubro, isso foi ainda mais visível, com um o trinco a recuar para junto dos defesas centrais e os laterais, e mais particularmente João Cancelo, a juntar-se aos médios defensivos ou de construção. Uma articulação que tem dado uma dinâmica bastante interessante a esta Seleção e que os adeptos estão a gostar cada vez mais. Muitos golos, excelentes jogadas e o suficiente para Portugal ter garantido um apuramento tão simples, ao cabo de 7 jornadas. No oitavo, garantiu o primeiro lugar. Mas outras seleções também se apuraram até agora.

Seleções já apuradas para o Euro 2024

Num período em que as fases de grupos da qualificação para o Euro estão já na reta final, faltando duas jornadas a serem cumpridas no mês de novembro, e para além da anfitriã Alemanha, algumas nações, devido às excelentes prestações alcançadas nesta campanha, já têm a certeza que entrarão no maior torneio de seleções do velho continente.

No Grupo A, as seleções da Espanha e da Escócia já garantiram o seu bilhete para a prova após vencerem 5 dos 6 compromissos. No Grupo B, a França também não falhará a competição organizada no país vizinho. No Grupo F, a Bélgica e a Áustria também conseguiram o objetivo. A Turquia conseguiu surpreender de alguma forma no Grupo D, tendo garantido o apuramento e atrapalhando (em muito) a vida aos croatas. Por fim, a Inglaterra, que averbou 16 pontos em 7 compromissos no Grupo C, também estará na Alemanha.

Em suma, são 9 as nações já apuradas para o Euro 2024 que aguardam o sorteio com grandes ambições. O sorteio da fase de grupos do Campeonato Europeu, acontece no sábado, 2 de dezembro de 2023, em Hamburgo, na Alemanha. A competição foi disputada entre 14 de junho e 14 de julho de 2024.

Candidatas a conquistarem um lugar no Euro

Analisando brevemente cada um dos grupos de apuramento para o Campeonato da Europa, indicamos agora uma panóplia das mais fortes candidatas de cada grupo com vista a garantirem em novembro a presença no Euro, sabendo de antemão que entre 21 e 26 de março de 2024, mais três seleções também vão garantir o passaporte para a competição através do Playoff.

Se no Grupo A os dois primeiros lugares já foram definidos (Espanha e Escócia), no Grupo B a luta é acesa para o segundo lugar entre os Países Baixos e Grécia, que somam 12 pontos (França já apurada). No Grupo C, a Inglaterra já garantiu o apuramento, mas é também o grupo que terá o desfecho mais aguardado!

Com Ucrânia e Itália a somarem 13 e 10 pontos (Inglaterra qualificada), mas Itália ainda tem um jogo a menos. O primeiro jogo da Itália será frente a uma seleção da Macedônia de muita má memória para os italianos, equipa que impediu a Squadra Azzurra a presença no último Mundial. Depois, a fechar esta fase de apuramento, teremos nem mais nem menos que uma final entre Ucrânia e Itália! No entanto, segundo as casas de apostas desportivas legais em Portugal, os italianos são favoritos.

No Grupo D, País de Gales e Croácia somam 10 pontos (Turquia apurada com 16 pontos neste momento) e a indecisão vai ser máxima, com a Turquia a poder perturbar as contas dos dois rivais, já que na última jornada, País de Gales recebe os turcos. Ainda está tudo em aberto no Grupo E, com Albânia (13), República Checa (11), Polónia (10) e Moldávia (9) ainda na disputa pelos dois primeiros lugares.

Enquanto o Grupo F está decidido (Bélgica e Áustria qualificadas), o Grupo G também está bem encaminhado, com Hungria (14) e Sérvia (13), que devem assegurar presença no Euro; Montenegro tem apenas 8 pontos. O mesmo se pode dizer sobre o Grupo H: Eslovénia e Dinamarca somam 19 pontos contra 15 do Cazaquistão. No Grupo I, Roménia e Suíça averbaram 16 e 15 pontos contra apenas 11 de Israel, embora os israelitas ainda tenham dois jogos por disputar, contra um da Suíça.

Finalmente, no Grupo J, o de Portugal que não deu qualquer hipótese aos rivais, a Eslováquia está no rumo certo com 16 pontos, enquanto Luxemburgo e Islândia ainda sonham, contando 11 e 10 pontos respectivamente.

Começou como jornalista em 2011 na revista PCGuia e em 2013 tornou-se editora do programa de televisão LOGIN PCGuia. É apaixonada por novas tecnologias e adora moda e decoração. As suas outras paixões incluem os animais, bons restaurantes e, como a maioria das mulheres, sapatos!