Duas contas na mesma app? Há uma novidade do WhatsApp a chegar, mas não vai ser para todos

Para Android, já existem algumas apps não oficiais que permitem fazer isto, mas a Meta deixa um aviso: «Relembramos a importância de utilizar apenas a aplicação oficial do WhatsApp».

©Dimitri Karastelev | WhatsApp
©Dimitri Karastelev

A partir desta semana, o WhatsApp começa a disponibilizar, de forma gradual, um novo recurso na sua app para smartphones. Mas a disponibilidade será limitada.

Ter duas contas na mesma app: esta nova funcionalidade do WhatsApp chega esta semana aos utilizadores, mas não será para todos: só vai estar disponível para quem usar a app em Android. Até agora, quem tivesse uma conta pessoal e gerisse uma profissional (de uma marca, por exemplo) tinha de usar dois smartphones.

Assim, passa a ser mais fácil alternar entre duas contas – para isso, contudo, é preciso ter um smartphone dual SIM ou com capacidade para configurar um eSIM (apesar de os mais recentes iPhones terem esta última característica, não está, para já, prevista a chegada das duas contas à app para iOS).

Quando este recurso ficar disponível na app, vamos ter uma seta junto ao nosso nome, no ecrã das ‘Definições’; se tocarmos aqui, surge a opção ‘Adicionar conta’. Depois disso, e para alternar entre perfis, basta seleccionar (neste mesmo local) a conta que queremos usar.

©Meta | WhatsApp
©Meta | O novo recurso do WhatsApp começa esta semana a chegar de forma gradual a quem tem a app para Android.

Para Android, já existem algumas apps não oficiais que permitem fazer isto, mas a Meta deixa um aviso: «Relembramos a importância de utilizar apenas a aplicação oficial do WhatsApp e não descarregar imitações ou versões falsas para ter mais contas no telemóvel. As mensagens do utilizador são apenas seguras e privadas quando o utilizador usa a aplicação oficial».

Esta é mais uma novidade anunciada pela app de chat da Meta em 2023: este ano, já tinham chegado os Canais e a possibilidade de gravar instantâneas curtas em vídeo, por exemplo.


Artigo publicado originalmente em pcguia.pt.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].