A ideia foi do designer gráfico e editor de vídeo britânico Douglas Pledger, em parceria com o músico e DJ Osymyso: ambos criaram um vídeo que mostra as gravações e os bastidores desta saga… em 1923.
O primeiro filme Star Wars – A New Hope – estreou nos cinemas em 1977? E se esta história tivesse sido, na realidade, filmada em 1923, na época do cinema mudo?
Com recurso a inteligência artificial generativa, criar novas realidades apenas com instruções de texto (quer em vídeo, quer em fotografias) fica mais fácil e foi o que dois artistas britânicos fizeram.
Douglas Pledger (designer gráfico, ilustrador e editor de vídeo) e Osymyso (músico e DJ) usaram as plataformas Midjourney e Pika Labs para criar uma versão de Star Wars ao estilo dos anos vinte do século passado.
Ao longo de cerca de dois minutos, podemos ver versões “antigas” dos robots RD-D2, C3PO, BB-8, de Stormtroopers e de alguns veículos da saga, incluindo dos gigantes AT-AT. Chewbacca, Leia, Luke Skywalker, Darth Vader, Yoda (com uma fixação por beijar outras personagens na boca) e Han Solo também aparecem em gravações e imagens de bastidores.
O vídeo, que se tornou viral, foi partilhado por Douglas Pledger no X (ex-Twitter) e já conta com quase dois milhões de visualizações, 13,5 mil likes e 4600 retweets.