A gama de máquinas que a Nespresso anunciou em 2016 tem um novo modelo, que permite fazer bebidas com leite: a Vertuo Lattissima.
Foram precisos sete anos para que a Nespresso criasse uma máquina de café com capacidade de fazer «cappuccinos ou latte macchiatos», sem ser preciso usar acessórios externos. A novidade é a Vertuo Lattissima , que inclui um reservatório para leite (com meio litro) que se acopla do lado direito.
Aqui, além do modo para fazer bebidas com leite, há um selector que permite lavar o recipiente (rinse) e outro para o desprender da Vertuo; na máquina, ficam os botões para seleccionar o tipo de bebida: capuccino (meia de leite), latte macchiato (galão) e espuma de leite.
No que respeita aos cafés simples, os modos são os mesmos da Vertuo convencional, entre estes, o espresso, o double espresso e o gran lungo. Além do reservatório para leite, há outra novidade: o da água tem, agora, capacidade para 1,6 litros, quase do triplo da máquina original.
A Vertuo Lattissima (feita pela DeLonghi), que já estava disponível há cerca de quatro meses noutros países, só agora pode ser comprada nas lojas da especialidade e também online, em Portugal – o preço é de 399 euros.