Em Setembro, estreia em Portugal um documentário sobre Umberto Eco: A Biblioteca do Mundo

Umberto Eco faleceu em 2016, aos 84 anos; entra as suas obras mais conhecidas estão O Nome da Rosa e O Pêndulo de Foucault.

©Davide Ferrario
©Davide Ferrario / RAI Cinema

Com entrevistas inéditas e testemunhos de familiares, este filme sobre o escritor e filósofo italiano Umberto Eco estreou há quase um ano, no Festa del Cinema di Roma.

Dia 7 de Setembro, chega a Portugal um documentário sobre Umberto Eco. A Biblioteca do Mundo junta entrevistas ao próprio escritor e filósofo italiano a declarações de familiares (os filhos, Stefano e Carlota Eco; e o neto, Emanuele Eco); a realização ficou a cargo de Davide Ferrario.

Grande parte das gravações foi feita na biblioteca privada de Umberto Eco (daí o nome do filme), que tem mais de «30 mil livros contemporâneos e mais de 1500 livros raros antigos», diz a Filsm4You, responsável pela distribuição do filme, em Portugal.

«Através de entrevistas inéditas, material raramente visto e com a colaboração da família e amigos, um filme lúdico e sofisticado que procura capturar o significado da ideia de biblioteca como memória colectiva do mundo», pode ler-se na sinopse.

Umberto Eco faleceu em 2016, aos 84 anos; entra as suas obras mais conhecidas estão O Nome da Rosa (1980), O Pêndulo de Foucault (1988) e O Cemitério de Praga (2010). O seu último romance foi Numero Zero, onde «poder e jornalismo se associam a teorias da conspiração» – na Wook, está à venda por nove euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].