O Origens promete levar até à mesa uma «experiência gastronómica à boa maneira alentejana», com ingredientes de toda a região: «De Portalegre a Beja, do interior à costa».
Évora tem sido uma das cidades mais quentes do País, durante a actual onda de calor que marca a entrada do Verão. E é nesta cidade que há novidades gastronómicas para descobrir.
No Origens, o chef Gonçalo Queiroz lembra a necessidade de «respeitar a sazonalidade dos ingredientes e dos produtos», daí a criação de uma nova carta de Verão (como estão a fazer vários restaurantes), com «sabores frescos e leves».
Para o menu do restaurante eborense entram, assim, Sardinhas Assadas e Pão Alentejano com Tomatada; Salada de Beterraba com Queijo de Ovelha Alentejano Curado; Ameijoas à Bolhão Pato; e Figos Frescos Flamejados com Moscatel de Setúbal, Presunto, Rúcula e Amêndoa (imagem de destaque) – estas são as entradas.
Nos pratos principais, Gonçalo Queiroz destaca a Corvina com Arroz de Lingueirão, Coentros e Limão; Polvo com Puré de Grão e Toucinho de Porco Fumado; e Pato com Chalotas Salteadas, Cerejas e Vinho do Porto.
Estes pratos estão no menu à la carte, mas o chef também preparou «menus surpresa de degustação de três e cinco momentos» (por 35 e 70 euros, respectivamente, com harmonização de vinhos incluída) em que são incluídos sugestões de acordo com as «preferências e gostos do cliente».
O Origens fica na Rua de Burgos, perto da Praça do Giraldo; para reservas pode usar o número de telefone 964 220 790.