Este restaurante português com estrela Michelin tomou uma decisão radical: a carne saiu do menu

Há três menus de degustação à escolha, com preços entre 185 e 201 euros: Passeio Marítimo, Passeio Marítimo excluindo Carabineiro e Passeio Marítimo excluindo Carabineiro e Ouriço-do-Mar.

©Vistas
©Vistas

«Retirar a carne do menu foi um caminho natural da oferta do restaurante»: a partir de agora, este estrela Michelin do Algarve tem apenas peixe.

Será este o único restaurante português com estrela Michelin apenas com pratos de peixe? Provavelmente: o Vistas, que fica no Monte Rei Resort Golf & Country Club (Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António, Algarve), deixou de ter carne no menu.

De acordo com o chef, Rui Silvestre, esta mudança foi «inspirada não só pela sua localização junto à costa algarvia», mas também pela sua «experiência e preferência pelos produtos do mar». Para criar os novos pratos, o chef recuperou ainda «memórias e sabores de infância», como por exemplo as «especiarias da Índia» que a avó usava e os «sabores de Moçambique», da mãe.

O resultado são vários pratos de peixe e marisco que acabam por ser uma «combinação da cozinha portuguesa com influências asiáticas e africanas», que leva os visitantes a «viajar por outras paragens enquanto provam o melhor do mar português», garante Rui Silvestre.

Ao todo, são três menus de degustação: Passeio Marítimo (o principal, por 210 euros); Passeio Marítimo excluindo Carabineiro (195 euros); e Passeio Marítimo excluindo Carabineiro e Ouriço-do-Mar (185 euros), a que se juntam duas harmonizações com vinho – a normal, por 95 euros; e a premium, por 180.

©Vistas
©Vistas | Um dos empratamentos mais originais do menu Passeio Marítimo é o ‘Lagostim – Doce + Amargo + Ácido + Picante = UMAMI’, que vem num globo terrestre de loiça.

O menu principal (que pode ver aqui) é composto por «mexilhão, atum, ostras, carabineiro, amêijoa, sapateira, ligueirão, polvo, lagostim e ouriço-do-mar», sabores marítimos onde há contraste entre «o doce, o ácido, o amargo e o picante» – à mesa chegam catorze pratos, incluindo três sobremesas.

O Vistas está aberto entre Terça-Feira e Sábado, das 19:30 às 22:30. Para reservas, pode usar o número de telefone 281 950 950 ou fazer a marcação no site.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].