Em 2023, Portugal vai ter moedas de colecção inspiradas em Zeca Afonso, unicórnios e no jogo Pac-Man

A primeira já saiu e distingue as descobertas de fósseis de dinossauros, na Lourinhã - a Miragaia Longicollum. A moeda Pac-Man é a última a chegar.

©Mathieu Stern
©Mathieu Stern

Entre Junho e Dezembro, serão lançadas nove moedas de colecção em prata e uma em ouro, com valores entre 2,5 e 10 euros – há designs para todos os gostos.

Pac-Man, unicórnios, inteligência artificial, Bordalo II e José Afonso são alguns dos temas do conjunto de dez moedas da colecção que a Imprensa Nacional Casa da Moeda vai cunhar e que o Banco de Portugal mete a circular ao longo deste ano.

A primeira moeda do Plano Numismático 2023 da INCM já saiu e distingue as descobertas de fósseis de dinossauros, na Lourinhã. A Miragaia Longicollum (que recebe o nome de uma espécie destes répteis) é a terceira e última da série ‘Dinossauros de Portugal’ e tem um valor de cinco euros.

©INCM
©INCM | Em Junho saem três moedas: Miragaia Longicollum, Literacia dos Mares e Hortelã-Brava-de-Folha-Longa.

Em Junho, sai ainda a moeda Literacia dos Mares, para comemorar os 125 anos do Aquário Vasco da Gama (7,5 euros); e uma que faz parte de uma série temática, a Hortelã-Brava-de-Folha-Longa (5 euros), da ‘Espécies de Plantas Ameaçadas’.

Segue-se, em Julho, a Moeda de 4000 Réis de D. Pedro, Príncipe Regente (2,5 euros, em ouro), que pertence à colecção ‘Tesouros Numismáticos’, que «recria moedas raras nacionais»; e a comemorativa da Jornada Mundial da Juventude (2 euros).

©INCM
©INCM | A Moeda de 4000 Réis de D. Pedro, a da Jornada Mundial da Juventude e a de José Afonso ficam disponíveis entre Julho e Agosto.

Agosto é o mês em que sai a moeda do músico José Afonso (5 euros, da série ‘Músicos Portugueses’) e, em Setembro, é lançada uma das mais inusitadas desta colecção: Unicórnio (5 euros), que inaugura a linha ‘Heróis e Criaturas da Mitologia’.

Neste mês, que faz a transição entre o Verão e o Outono, há mais uma moeda com um apelo especial: tem um reverso criado com recurso a inteligência artificial, numa parceria entre a Casa da Moeda e o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

©INCM
©INCM | As moedas Unicórnio e Mundo Digital prometem ser das que mais atenções vão atrair, por parte dos coleccionadores.

«Pela primeira vez na história da cunhagem de moeda em Portugal,
a inteligência artificial teve um papel na concepção de uma peça», sublinha a INCM. Esta moeda chama-se Mundo Digital e tem um valor facial de 10 euros.

Outubro traz a moeda que se inspira no Mobiliário Indo-Português (5 euros) e Novembro, uma de 2 euros que «celebra a paz como ideal nobre e para o qual todos os cidadãos devem contribuir» – a Moeda Pela Paz, com esta palavra escrita em várias línguas, no reverso.

©INCM
©INCM | Estas moedas inspiram-se na História de Portugal e numa palavra que tem sido muito repetida durante o último ano: ‘paz’.

Novembro é ainda o mês da moeda dedicada à obra de Bordallo II (10 euros), onde o anverso e o reverso têm uma gravação de uma «meia-lua de polímero reciclado», em homenagem ao trabalho deste artista; esta produção «representou um novo desafio técnico para a Casa da Moeda, que se aliou ao PIEP — Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros».

O ano termina com o lançamento de uma moeda que promete piscar o olho aos fãs de jogos retro e cultura pop: Pac-Man (5 euros), da série ‘Jogos de Infância’, criada pelo designer Jorge Silva. Esta versão, que inclui os fantasmas coloridos, foi desenvolvida por «tecnologia aditiva e cunhagem tradicional» em parceria com o Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico.

©INCM
©INCM – As duas moedas mais artísticas desta colecção são as dedicadas à obra de Bordallo II e ao jogo Pac-Man.

Todos os detalhes e descrições sobre as moedas de colecção da INCM e do Banco de Portugal para 2023 pode ser vistos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].