Dote abre o primeiro restaurante no Porto – mas o prato principal não é a Francesinha

No menu está ainda o Cachorro Dote, que se inspira noutro dos clássicos do Porto, os cachorrinhos com salsicha, linguiça e queijo.

©Dote
©Dote

Em Lisboa, os Dote até são conhecidos como restaurantes para comer Francesinhas, mas no Porto, onde este prato é rei e com vários restaurantes emblemáticos, a sugestão é outra.

Os restaurantes Dote, que operam em regime de franchising, passaram, pela primeira vez, as fronteiras da Grande Lisboa: o primeiro espaço a abrir fora desta região fica no Porto.

Um dos principais pratos do Dote, a Francesinha, não é, contudo, o chamariz deste novo restaurante da Invicta, o que é natural: enquanto em Lisboa, as opções não são assim tantas para comer este prato, no Porto a concorrência é mais “feroz”.

Santiago, Yuko, Brasão, Bufete Fase, Capa Negra ou Cufra são alguns dos “santuários” onde a Francesinha é o prato principal. Apesar de o menu do Dote Porto também ter esta opção, o facto de haver mais (e melhores) opções fez com que esta marca tivesse de escolher outra forma de se diferenciar.

©Dote
©Dote | No Porto, o restaurante adopta uma nova decoração: «É um lugar mais acolhedor, mas, ao mesmo tempo, mais sofisticado e moderno, apostando em tons mais clean», diz Paulo Freitas, CEO da Dote.

O prato escolhido para ser a «âncora» foi o Bife Especial de Cervejaria com Molho Secreto, com três tipos de corte: alcatra, lombo e vazia; de resto, a carta tem ainda Chocos à Setubalense, Amêijoas à Bulhão Pato, Sapateira Recheada e Lulinhas Crocantes com Maionese de Lima.

No menu está ainda o Cachorro Dote, que se inspira noutro dos clássicos do Porto, os cachorrinhos com salsicha, linguiça e queijo que podem ser encontrados em restaurantes como a Cervejaria Gazela, o The Dog, o Mirone ou a Alma dos Cachorros. Resta dizer que todos os pratos têm a assinatura do chef Álvaro Costa.

O Dote Porto fica na Rua Doutor Ricardo Jorge (mesmo ao lado da Câmara Municipal) e está todos os dias aberto, do meio-dia à meia-noite; para reservas pode usar o telefone 939 959 000.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].