De Portugal a Timor-Leste: há mais de quarenta filmes de países lusófonos para ver na edição deste ano do FESTin

A edição de 2023 do FESTin tem uma sessão de ante-estreia: dia 29 de Junho às 21:15, no Cinema Ideal, com o filme brasileiro Noites Alienígenas.

O festival que se assume como uma celebração do cinema da língua portuguesa começa no final deste mês e vai até 7 de Julho, em quatro salas de Lisboa.

Vão ser nove dias de filmes com origem em Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste; ao todo, a 14.ª edição do FESTin quase quarenta filmes em português (metade são brasileiros).

Entre 30 de Junho e 7 de Julho, o FESTin passa por quatro cinemas de Lisboa – Ideal, São Jorge, Fórum Lisboa e Cine Incrível. Contudo, há uma sessão de ante-estreia, dia 29 de Junho às 21:15, com o filme brasileiro Noites Alienígenas, no Cinema Ideal, onde estará presente um dos actores: Chico Diaz.

No dia seguinte, há a cerimónia de abertura do festival, pelas 17:30 no Cinema São Jorge, com mais uma produção brasileira: Fogaréu, com realização de Flávia Neves; Bárbara Colen, Nena Inoue, Eucir de Souza e Fernanda Vianna estão entre os protagonistas.

No FESTin 2023 destacam-se ainda os filmes Uma Halibur Hamutuk – A Casa Que Nos Une (Timor-Leste/Portugal), Duda (Portugal), Monte Clérigo (Portugal), Cimboa (Cabo Verde), A Corda (Moçambique) e Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Brasil) ; e a programação infantil, FESTinha, com três produções: Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro; A Fita Cor-de-Rosa; e Caiçara.

Todos os pormenores sobre o FESTin 2023 estão aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].