Amadora BD com datas confirmadas para 2023; o tema será uma viagem pelos ‘Clássicos Intemporais’

O Amadora BD vai ter dez dias para ver exposições, assistir a lançamentos de livros e participar em sessões de autógrafos, apresentações e palestras, tudo relacionado com banda-desenhada.

©Amadora BD
©Amadora BD

Um dos mais emblemáticos festivais portugueses de cultura regressa este ano, em Outubro e volta a ocupar três espaços. Será a 34.ª edição do Amadora BD.

Em 2023, o Amadora BD vai decorrer entre 19 e 29 de Outubro – serão dez dias para ver exposições, assistir (treze, ao todo) a lançamentos de livros e participar em sessões de autógrafos, apresentações e palestras. Este ano, o tema é ‘Clássicos Intemporais’.

Como tem vindo a ser habitual, o festival vai passar por três espaços – o principal continua a ser o Ski Skate Amadora Park, uma espécie de quartel-general deste festival, onde vão estar treze editoras e que vai receber as actividades principais.

Aqui fica ainda uma área de 250 metros quadrados que vai receber «iniciativas relacionadas com o universo da banda-desenhada: cosplay, arcades, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos e apresentações, entre outras».

©Bernardo Majer / Amadora BD
©Bernardo Majer / Amadora BD | O cartaz deste ano tem a assinatura do vencedor do prémio ‘Melhor Obra de BD de Autor Português’, em 2022.

O Amadora BD estende-se ainda à Galeria Municipal Artur Bual (duas exposições) e à Biblioteca Fernando Piteira Santos (com uma mostra dedicada a Lucky Luke). O programa completo desta edição será conhecido mais perto das datas da 34.ª edição.

Resta dizer que o cartaz deste ano foi criado por Bernardo Majer, vencedor do prémio ‘Melhor Obra de BD de Autor Português’ nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora 2022, com a obra Estes Dias (editora Polvo).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].