Foi originalmente criada em 2021, como ‘sidra de campanha’, mas só agora começou a ser produzida de forma comercial – mas a venda é um exclusivo da Madeira.
É uma produção de apenas 1100 garrafas de 75 cl com um preço de revenda de 10 euros. A Sidra Coop Bio é a «primeira» do género a ser produzida na Madeira.
Na “receita”, estão vários tipos de «pêros e maçãs biológicas» – o principal é o Pêro Domingos. A Sidra Coop Bio foi produzida pela Sidraria do Santo da Serra, que também criou uma versão não-biológica
Esta bebida já tinha sido criada em 2021, como ‘sidra de campanha’ (ou seja, não-comercial, apenas como demonstração) e, em 2022, participou como sidra não-engarrafada no Concurso Europeu de Sidras Naturais – Madeira ’22, onde «ganhou o prémio prémio Melhor das Melhores na categoria ‘Prata’», lembram os responsáveis.
Segundo a Sidraria do Santo da Serra, a Coop Bio tem «características muito próprias de acidez e secura», sem «qualquer adição de açúcares ou corantes» e «fermentado com leveduras indígenas». O teor alcoólico é de 5%.
Contudo, quem estiver no Continente não deverá ter acesso fácil à Sidra Coop Bio: a venda está limitada à Madeira. Um dos locais onde é possível comprar é na Cal – Cooperativa de Produção e Consumo Liberdade (freguesia de Jardim da Serra), que envia para casa com mediante contacto: 291 945 341.