O novo conceito do Ikeda passa por dar mais protagonismo aos clientes, que agora são «convidados a desafiar a criatividade dos sushimen», com pedidos personalizados.
Chegaram ao fim os menus de almoço e os grandes combinados de sushi e sashimi, no Ikeda – Japan Cuisine. Este restaurante asiático do Porto tem um novo conceito onde o objectivo passa a ser «promover sugestões feitas à medida».
Esta mudança foi ainda acompanhada de mais dois “cortes”: nos lugares do do restaurante (agora, apenas 32) e nos pratos fixos da carta. O objectivo é «oferecer experiências mais intimistas, assentes na criação de uma relação de proximidade e confiança entre o cliente e o sushiman».
O novo conceito acaba por ser um paralelismo com o que acontece nos restaurantes deste género, no Japão, em que o sushiman é que escolhe, no momento, o que o cliente come, tendo em conta o peixe fresco disponível, num determinado dia – o chamado ‘omakase‘.
Entre as opções personalizadas que podem ser pedidas aos sushimen do Ikeda estão, por exemplo, os gunkans de lagostim, amêijoa (na foto de destaque), lavagante, ouriço e percebes.
«Através destas “propostas fora da carta”, as pessoas poderão, todas as semanas, ser surpreendidas com sugestões diferentes, tendo a oportunidade de explorar alguns dos sabores premium que o mar oferece, como o lagostim, o lavagante, o ouriço, a ostra ou a amêijoa, entre outros», explica Gaspar Silva, accionista e director operacional do Ikeda.
O Ikeda (Rua do Campo Alegre, Porto) aconselha «fortemente» a fazer reserva: pode usar o número de telefone 915 499 363.