Gebalis lança concurso de fotografia: «É uma forma de abrir os bairros municipais aos olhares de toda a população de Lisboa»

Ao todo, há treze bairros em Lisboa geridos pela Gebalis onde se podem tirara fotografias no âmbito desde concurso.

©Erik Mclean
©Erik Mclean

A entidade lisboeta que tem como objectivo promover e fazer gestão de imóveis de habitação municipal criou uma iniciativa para desafiar as pessoas a fotografar a vida de bairro.

É uma forma de comemorar os trinta anos do Programa Especial de Realojamento (PER), criado em 1993 pelo Governo de Cavaco Silva, para dar uma casa aos moradores dos bairros de barracas em Lisboa e Porto. Na capital, o PER permitiu, até 2003, construir «9135 habitações municipais», um investimento de superior a 600 milhões de euros.

A ideia passa por desafiar as pessoas a fotografar a vida dos bairros geridos pela Gebalis: «Este concurso assume-se como uma forma de abrir os bairros municipais aos olhares de toda a população de Lisboa», diz Fernando Angleu, presidente do conselho de administração desta entidade, que faz a gestão do arrendamento da habitação municipal de Lisboa.

Os bairros onde as fotos podem ser tirada, para entrar nesta competição, são: Alto da Faia, Calhau, Charquinho, Furnas, Horta Nova, Murtas, Paço do Lumiar, Pedralvas, Quinta dos Barros, Rainha Dona Leonor, Rego, Telheiras Norte e Telheiras Sul.

©Mensagem de Lisboa / Inês Leote
©Mensagem de Lisboa / Inês Leote | O bairro da Horta Nova, em Carnide, é um dos que faz parte da rede Gebalis.

Segundo Fernando Angleu, a fotografia é «um veículo de consciencialização da população no geral e motivador da mudança social das comunidades que compõem a malha humana e dão vida a estes bairros».

As inscrições podem ser feitas aqui, entre 17 de Abril e 12 de Maio. Depois, serão escolhidas as três melhores que, ganham cartões presente para gastar em centro comerciais da Sonae de 100, 50 e 25 euros – o regulamento completo pode ser consultado no site do concurso.

No dia 24 de Junho, será ainda inaugurada uma «exposição fotográfica de todos os participantes» no espaço Avenidas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].