A marca italiana, que passou por um hiato nos últimos anos, renovou-se com a apresentação de um protótipo e, agora, confirma a entrada no mercado português.
Poucos dias depois de ter apresentado o seu concept car PuRa (acrónimo de ‘PUra’ e ‘RAdical’ – imagem de destaque), a marca italiana Lancia confirmou que vai regressar em Portugal em 2024, sob a insígnia do grupo Stellantis, do qual também fazem parte Citroen, Peugeot e Fiat.
Esta decisão faz parte de uma estratégia europeia que parece estar em contraciclo com o mercado. À medida que algumas marcas fecham espaços físicos para terem pontos de venda mais centralizados (ou apostar no online), a Lancia quer abrir «setenta novos concessionários em setenta grandes cidades europeias», Lisboa e Porto incluídas.
Segundo Luca Napolitano, CEO da Lancia, estes stands tem um objectivo específico: «Teremos um modelo de distribuição inovador, com um número seleccionado de concessionários, localizados nos centros das principais cidades, para oferecer um elevado nível de qualidade, tanto online como offline. Nos stands, a experiência será imersiva e acolhedora».
O primeiro automóvel Lancia a chegar ao País, acaba por não ser uma novidade, já que a marca tinha anunciado este lançamento durante os Lancia Design Days, em Novembro de 2022: um novo Ypsilon (cujo design ainda não é conhecido), que deve “aterrar” em Portugal no primeiro semestre de 2023.
Esta modelo ainda não será, contudo, 100% eléctrico como se esperava: a marca só começará a apresentar automóveis deste género a partir de 2026. A estratégia da marca passa ainda por lançar «um automóvel a cada dois anos» e, a partir de 2028, apenas comercializar veículos 100% eléctricos.