Casa do Design recebe exposição com mais de 500 modelos de ténis feitos em Portugal

Celtex, Centro, Cross, Desportex, Gitto’s, Jorui, Mind, Valcor e Xávi Sport são as marcas menos conhecidas que fazem parte desta exposição.

©Casa do Design
©Casa do Design

Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio inaugura em Fevereiro e fica patente até final de Agosto.

A Sanjo é, talvez, marca de ténis portuguesa mais popular, mas a verdade é que existem dezenas de outros nomes, mais ou menos conhecidas. É também isto que a exposição ‘Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio’ quer mostrar.

Até 28 de Agosto, a Casa do Design (em Matosinhos) vai ter em exposição uma «colecção única de mais de quinhentos modelos de sapatilhas representativas de um universo de cem marcas concebidas e fabricadas em Portugal». A curadoria é de Pedro Carvalho de Almeida.

Esta exposição vai ainda apresentar uma «breve contextualização histórica e uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel»; um dos objectivos passa por apresentar uma «retrospectiva histórica» e ser um «espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada».

©Casa do Design
©Casa do Design | A Sanjo é das marcas que vai ter mais pares em exposição na Casa do Design.

Além de Sanjo e Cortebel, na Casa do Design vamos poder ver pares de ténis das tais marcas menos conhecidas: Celtex, Centro, Cross, Desportex, Gitto’s, Jorui, Mind, Valcor e Xávi Sport.

Em paralelo, vai ainda haver debates sobre com moderação do curador, onde se vai falar de «temas associados às pessoas, aos objectos, à cultura e à indústria do calçado desportivo em Portugal».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].