Tijosa Eco-House Camp. Das ruínas, nasceu um turismo rural de luxo com quartos criados por Nuno Gama e Dino Alves

Aqui, o conceito é o do «slow living», em comunhão com a Natureza. A Tijosa Eco-House Camp tem vista para a Ria de Aveiro.

©Tijosa Eco-House Camp
©Tijosa Eco-House Camp

O quartos têm as «melhores camas do mundo» e foram decorados por cinco estilistas nacionais. A Tijosa Eco-House Camp fica em Aveiro e também tem um restaurante.

O mais recente projecto de turismo rural de Aveiro nasceu a partir de um terreno usado para «campos de cultivo» e com «ruínas» de antigas habitações. A Tijosa Eco-House Camp fica no Cais da Tijosa e tem «vista para a Ria de Aveiro.

Aqui, o conceito é o do «slow living», em comunhão com a Natureza e onde o «conforto é a palavra-chave», assim como os valores de «privacidade, exclusividade e sustentabilidade»: há uma piscina de água salgada (em forma do símbolo do equilíbrio yin-yang) e a energia usada para o aquecimento vem de painéis solares.

Mas a principal característica deste empreendimento de luxo, desenhado pelo arquitecto Luís Miguel Oliveira, são os dez quartos (cinco duplos, a partor de 150 euros/noite; e cinco suites, a começar nos 185 euros/noite) com decoração dos estilistas portugueses Alexandra Moura, Katty Xiomara, Dino Alves, Storytailors e Nuno Gama. Cada designer criou um quarto duplo e uma suite.

©Tijosa Eco-House Camp
©Tijosa Eco-House Camp | A suite criada por Dino Alves está entre as mais inusitadas: toda em preto com pneus a servir de mesas-de-cabeceira.

Por exemplo, os responsáveis destacam a suite «integralmente preta» de Dino Alves, onde as mesas-de-cabeceira são feitas com pneus; e a de Nuno Gama, que tem um colchão criado pelo estilista. Todos têm um menu de almofadas e as camas suecas Hästens, «reconhecidas como as melhores do mundo»

As áreas comuns são ainda descritas como uma «galeria de arte permanente»: um «painel de azulejos» de Manuela Pimentel, peças de arte das ceramistas Helena Brízido, Anna Westerlund, Sofia Albuquerque e uma «tapeçaria de plásticos reciclados» de Maria Descalça.

A Tijosa Eco-House Camp tem ainda uma vertente gastronómica: o restaurante serve um «pequeno-almoço sem hora marcada» com «produtos biológicos (os chás são feitos com ervas do jardim do empreendimento) e de produção local». Um dos ex-líbris é a «manteiga queimada», criada pelo chef Sérgio Balreira.

As reservas podem ser feitas no site do alojamento ou pelo Booking.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].