A crise da habitação transformada em arte: a nova exposição de Wasted Rita é sobre a pressão de ser despejada

The Desperation of the Desperate Desperately Despairing for this Desperation to Heal.

©Wasted Rita
©Wasted Rita

No final de Março, Wasted Rita inaugura uma exposição na galeria Underdogs com «obras inéditas» que são o resultado de uma experiência pessoal com a sua casa.

Wasted Rita, uma artista portuguesa que já participou num projecto de Banksy (Dismaland), tem uma nova exposição prestes a estrear no País. The Desperation of the Desperate Desperately Despairing for this Desperation to Heal (qualquer coisa como O Desespero dos Desesperados Desesperadamente Desesperados por este Desespero de Curar).

Esta insistência no conceito de ‘desespero’ acaba por ser a resposta de Wasted Rita a uma experiência pessoal: «Para lidar com a enorme pressão de ser despejada de sua casa, a artista refugiou-se em reality shows e em influencer culture, que assimila tanto como fontes de escapismo, como objectos de estudo e fascínio: indicadores de uma natureza humana expressada no contexto de uma contemporaneidade cada vez mais polarizada e alienada».

A exposição é inaugurada a 31 de Março (e fica patente até 27 de Maio) na galeria Underdogs, em Marvila, (num armazém que fica em frente ao empreendimento Riverside) e marca ainda a estreia da artista com o uso de realidade virtual, com uma «experiência imersiva» que vai «mergulhar» os visitantes «num balde de água fria de realidade».

Todos os pormenores sobre a nova exposição de Wated Rita na Underdogs podem ser vistos no site oficial da galeria.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].