Pintura e música de mãos dadas: Lisboa recebe um concerto imersivo que vai juntar Monet a Beethoven

A projecção das obras de Monet vai ser acompanha por uma quarteto de cordas: Daniela Barraza e André Teixeira - violino; Lia Caride - viola; e Lívia Mendes - violoncelo.

O atelier OCUBO, que já foi organizou vários espectáculos de videomapping, tem um novo projecto: um concerto que junta a música de Ludwig van Beethoven à obra impressionista de Claude Monet.

Depois do Magical Garden e das exposições Frida Kahlo, a Biografia Imersiva e Mistérios do Egipto, o atelier OCUBO e a Immersivus Gallery vai levar mais um espectáculo à Mãe d’Água das Amoreiras, em Lisboa (Rato).

Monet meets Beethoven será o primeiro concerto do género criado pelas duas empresas e vai ter como base uma projecção a 360 graus das obras impressionistas do pintor francês Claude Monet nas paredes deste antigo reservatório.

Ao mesmo tempo, um quarteto de cordas (Daniela Barraza e André Teixeira – violino; Lia Caride – viola; e Lívia Mendes – violoncelo) vai tocar, ao vivo, composições de Ludwig van Beethoven – entre elas a «Sinfonia nº 5, Op. 67, a Sinfonia nº 9, Op. 125 ou a Sonata para Piano nº 8 (Sonata Patética)», que servirão como banda sonora para as pinturas «Ramo de Girassóis, O Passeio, Mulher com Sombrinha e o Crepúsculo em Veneza», de Monet.

Os bilhetes para este concerto Monet meets Beethoven começam nos 23 euros e podem ser comprados aqui. Ainda com este conceito, embora sem música, há ainda a exposição imersiva Impressive Monet & Brilliant Klimt, no mesmo local.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].