BMW i Vision Dee: o novo automóvel futurista da marca alemã pode mudar de cor e tem uma «condução imersiva» (video)

Este automóvel da BMW representa o futuro dos automóveis, com uma «fusão entre a experiência virtual e o genuíno prazer da condução», diz Oliver Zipse, CEO da marca alemã.

Com o objectivo dar um «vislumbre daquilo que pode ser o futuro de uma experiência de condução», o novo protótipo da BMW pode mudar de cor em tempo real, com 32 tons disponíveis.

Eléctrico, como não podia deixar de ser, com faróis digitais, um pára-brisas que parece um ecrã, onde podemos “projectar” informação e com um aspecto de berlina. Estes são os traços gerais do BMW i Vision Dee, um automóvel, ainda em fase protótipo, que a marca alemã mostrou esta semana da feira de tecnologia CES, em Las Vegas.

O BMW i Vision Dee é, segundo a marca, um «vislumbre daquilo que pode ser o futuro de uma experiência de condução cada vez mais enriquecida pela componente digital – e com um potencial de personalização ímpar». Ou seja, não será de produção, mas sim um modelo que reúne várias tecnologias que vamos poder ver, depois, nos futuros automóveis da BMW.

©BMW | i Vision Dee
©BMW | Uma das principais tecnologias do iVision Dee é o facto de conseguir mudar de cor.

Esta personalização começa logo no exterior, com o automóvel a poder mudar de cor, praticamente todos os dias de um mês. Ao todo, serão 32 os disponíveis, fruto da tecnologia E-Ink, que a marca já tinha aplicado a outro automóvel, em 2022.

A bordo, há muitas tecnologias para explorar: a principal é a que dá corpo ao sistema multimédia, a Dee (Digital Emotional Experience) – temos uma «assistente de voz e possibilidades de assistência à condução», ambas com um conceito mais «evoluído», em relação ao padrão actual.

©BMW | i Vision Dee
©BMW | No interior, este protótipo não tem um ecrã tradicional: é tudo projectado no pára-brisas.

Outra, é a que se vai tornar no futuro da BMW Head-Up-Display, onde será possível projectar vários tipos de informação na totalidade da «superfície do vidro pára-brisas». A marca alemã diz mesmo que esta funcionalidade vai começar a ser aplicada a todos os seus automóveis, a partir de 2025, ano a partir do qual arranca a nova família de modelos Neue Klasse (nova classe).

Finalmente, há mais uma tecnologia que está disponível no habitáculo do BMW i Vision Dee, a Mixed Reality Slider. «Através de sensores no painel de instrumentos, os condutores terão toda a autonomia para decidir o conteúdo digital que lhes é exibido», como «informações adicionais sobre a condução, outros conteúdos do sistema de comunicação e projecções de realidade aumentada».

Já no exterior, e além das mudanças de cor, o automóvel pode ser personalizado com «elementos gráficos, de luz e efeitos sonoros», sempre que nos aproximamos para o conduzir (uma espécie de «boas-vindas» ao utilizador) e é o reflexo da «reinterpretação das linhas de design tradicionais» da BMW, ao conjugar «elementos físicos e digitais», num conceito «phygital».

Oliver Zipse, CEO do BMW Group, garante que este automóvel reúne várias características e tecnologias que o tornam o «futuro das fabricantes automóveis», uma «fusão entre a experiência virtual e o genuíno prazer da condução».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].